Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mito ou verdade: Luz do sol pode ‘matar’ coronavírus ou frear transmissão?

A Covid-19 já matou mais de 147 mil pessoas no Brasil e em Mato Grosso do Sul mais de 1,3 mil já perderam a vida de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Embora tendo cerca de 7 meses de pandemia, ainda há muitas dúvidas sobre o novo coronavírus. Especialista comenta mitos e verdades […]
Arquivo -

A Covid-19 já matou mais de 147 mil pessoas no Brasil e em Mato Grosso do Sul mais de 1,3 mil já perderam a vida de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde). Embora tendo cerca de 7 meses de pandemia, ainda há muitas dúvidas sobre o novo coronavírus. Especialista comenta mitos e verdades sobre o vírus.

Um estudo publicado pela Universidade de Oxford, uma das pesquisadoras da vacina, sugere que as condições climáticas influenciam na transmissão de coronavírus, sendo que o clima frio e seco podem influenciar na disseminação. Isso acontece por dois fatores: estabilidade do vírus e baixa imunidade do hospedeiro.

Raios UV diminuem transmissão?

Verdade: Segundo o enfermeiro especialista em doenças infecciosas, Everton Ferreira Lemos, a luz solar pode apresentar efeito benéfico para redução da potencialidade virulência, embora não seja capaz de reduzir diretamente a incidência de casos.

“Os Raios UV (Ultra Violeta), podem sim causar mutações e inutilizarem diversas bactérias e vírus, entre elas o SARS-CoV 2. Entretanto, não se pode afirmar que apenas a exposição a luz solar é capaz de eliminar o vírus. Foram encontradas evidências de eficácia do uso de tecnologias baseadas em UV para desinfecção em condições muito específicas”.

Lemos também ressalta que a própria (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso dos raios para desinfecção de ambientes públicos e hospitalares.

Calor intenso ajuda na queda da transmissão?

Verdade: Nesta quarta-feira (7), o Estado manteve a estabilidade de casos de coronavírus, comparando ao intenso dos últimos dias, as temperaturas elevadas podem reduzir as chances de transmissão do vírus?

A pesquisa Can the summer temperatures reduce COVID-19 cases (As temperaturas do verão podem reduzir os casos COVID-19?) utilizou modelagem para determinar essa relação e apontou que as chances de pacientes contraírem a Covid-19 é menor em países mais quentes e maior em países mais frios.

“Contudo este estudo foi realizado no início da pandemia, e não considerou os fatores de comorbidade para analisar as proporções dos casos. Baseado em estudos que analisaram clima e a transmissão da COVID19, países tropicais, como o Brasil que enfrenta elevadas temperaturas, tem ao seu favor um auxílio para a desaceleração do vírus”, disse.

Vale ressaltar que o distanciamento social é crucial para bloquear a transmissão, mesmo durante o verão, embora as pesquisas, ainda não se deve presumir as taxas de propagação diminuindo com as temperaturas altas.

Mito ou verdade: Luz do sol pode ‘matar' coronavírus ou frear transmissão?
Academias privadas reabriram, mas precisam seguir regras rigorosas para evitar contaminação | Foto: Leonardo de França | Midiamax

Academia ao ar livre diminui contaminação?

Mito: Tanto as atividades físicas realizadas em ambientes abertos ou fechados necessitam de distanciamento social, higienização e demais medidas.

“Devemos reforçar, que não é recomendada atividades em ambiente ao ar livre com exposição direta a luz solar e raios UV para benefícios da redução da COVID 19, tendo em vista que esta medida pode ocasionar danos em potenciais a saúde humana”, destaca Lemos.

Ambiente fechado mesmo com luz direta do sol aumenta transmissão?

Verdade: “Ambiente fechado, sem ventilação de ar natural e entrada da luz solar, pode sim aumentar a chance de propagação do vírus. Importante destacar que as medidas de biossegurança, em ambientes fechados, incluem o uso de máscaras de proteção (barreira física), higienização das mãos, sanitização do ambiente e manter o distanciamento entre as pessoas. ”

Tomar vitamina C ajuda reduzir risco de contágio?

Mito: A vitamina C pode reduzir as chances de infecção de doenças respiratórias sob certas condições como gripe e resfriados, porém, ainda não há estudos que comprovam a eficácia na redução da Covid-19.

“A Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), fez um posicionamento a respeito de micronutrientes e probióticos na infecção por COVID-19, e reforçou que a alimentação adequada é fundamental para a integridade do sistema imunológico. Embora enfatiza que nenhum dos nutrientes trata diretamente a infecção pelo COVID-19”, finaliza o especialista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira