Mesmo com grande movimento de pessoas no centro de Campo Grande, comerciantes relatam que as vendas do Dia das Mães continuam afetadas pela pandemia do coronavírus. Até a manhã deste sábado (09), o faturamento de alguns estabelecimentos era 60% menor do que o de 2019, na mesma data comemorativa.

Enquanto o movimento de pedestres nas calçadas é grande e o número de carros na 14 de Julho deixa o trânsito lento, as lojas da rua comercial possuem poucos clientes nos corredores. A gerente de um loja de cosméticos, Letícia Laine, 35,  conta que “ontem deu uma movimentada, mas presente mesmo não saiu”. Ela acredita que “as pessoas não estão dispostas a comprar presente, não sabem como vai ficar amanhã e estão segurando”.

Mesmo com Centro movimentado, lojas ficam vazias na véspera do Dia das Mães
Com muitos carros, o trânsito na rua 14 de Julho é lento neste sábado (09).
Foto: Ranziel Oliveira.

Segundo a gerente, o  movimento do estabelecimento foi por conta das promoções e não por conta do Dia das Mães. “As pessoas compram para elas e não para presentes”, comenta sobre as escolhas dos clientes. Para tentar driblar a crise, a loja fez promoções com com estoque que acumulou durante a quarentena, como por exemplo uma paleta de maquiagem que passou de R$ 30 para R$ 5.

A gerente de uma loja de roupas, Kelly Martins, 36, admite que apesar do coronavírus, a quantidade de pessoas na rua é grande. “Mas não está o movimento de compras que esperamos, esperávamos que com o feriado e o frio, venderíamos mais”, explica.

Kelly ressalta que comparado ao Dia das Mães de 2019, a loja não atingiu nem 70% das vendas esse ano. A gerente acredita que a economia é “devido a pandemia e as pessoas estarem com medo” de gastar. Como atrativo, a empresa aumentou o parcelamento nos cartões, de cinco para oito vezes sem juros, com parcela mínima de 20 reais e fizeram promoções de blusas femininas por R$ 19,99 e vestidos a partir de R$ 39,99.

Lucro afetado pela pandemia

A gerente de uma loja roupas e acessórios, Jackeline Santana, 25, explica que o rendimento da loja neste ano é até 60% menor do que o anterior. “No ano passado deu lucro de R$ 80 mil em vendas e até agora apenas R$ 30 mil”.

Mesmo com Centro movimentado, lojas ficam vazias na véspera do Dia das Mães
Campo-grandenses movimento a 14 de Julho na véspera do Dia das Mães.
Foto: Ranziel Oliveira.

Para ela, o movimento está “mais ou menos” e admite que a expectativa para as vendas não está alta. “Nos outros anos o movimento foi mais intenso, hoje está mais fraco”. Assim como as outras gerentes, Jackeline acredita que os campo-grandenses estão evitando gastar com presentes.

“As pessoas estão com medo, as pessoas vem para o centro, mas vem para fazer outras coisas”. Segundo ela, para minimizar os impactos no lucro, a loja montou pela primeira vez kits e cestas de presentes a partir R$ 35 reais e os itens mais vendidos são maquiagens a partir de R$ 10 e perfumes por R$ 30.

Apenas uma lembrancinha

Em conversa com as gerentes, todas afirmaram que o valor gasto pelos poucos que compram presentes para as mães é baixo. Opções mais acessíveis e baratas são as favoritas para quem deseja dar apenas uma lembrancinha para a mãe na data comemorativa.

A professora Karolina dos Santos, 25, é uma dessas pessoas. Resolveu sair de casa durante a pandemia para procurar um presente útil e barato para presentear a mãe.

Segundo ela, a economia foi gerada pela “pela incerteza do amanhã”. Karolina lembra que “muitas pessoas já perderam o emprego, então ninguém sabe quando isso vai passar, por isso a contenção”. Feliz com o achado, um chinelo por R$ 20, ela espera que a mãe goste do presente.