O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou Mato Grosso do Sul como o 5° maior produtor de do país, representando 8,0% da produção total que foi feita no mês de maio, mesmo com o período de pandemia do novo enfrentado pelo Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9).

O Estado sul-mato-grossense acabou ficando atrás de Mato Grosso, que possui uma participação de 28,6% na produção, seguido pelo Paraná com 16,4%, Rio Grande do Sul com 10,8% e Goiás com 10,3%.

Embora tenha apresentado números significativos nesta época, a área colhida no Estado foi de 5,6 milhões de hectares, o que significou uma retração nos números de cerca de 2% – cerca de 115 mil hectares a menos, em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação ao mês de abril deste ano, a queda foi de 3,1%, representando 161 mil hectares.

Outro dado levantado pelo IBGE é sobre a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas que sofreram uma redução em relação à última estimativa, no mês passado. Entretanto, a produção agrícola manteve-se no patamar recorde com 19,6 milhões de toneladas produzidas. Isso representa uma estimativa de 3,1% (mais 595 mil toneladas) acima do esperado.