O campo-grandense tem notado que os estacionamentos dos shoppings da Capital têm andado cheios, mesmo com a do ainda não controlada em .

Relatos de leitores do Jornal Midiamax dizem que neste último fim de semana, os locais estavam lotados com carros durante o dia.

Conforme o último decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD), os shoppings podem funcionar com 50% da capacidade normal.

Procurados pela reportagem, os três principais shoppings da Capital disseram não houve lotação maior que o permitido neste fim de semana e que seguem as regras de biossegurança.

Justificativa

O Shopping Norte Sul Plaza informou que o próprio sistema de emissão de tickets de estacionamento está programado para pausar quando atinge o número máximo de emissões bem como há contadores de fluxo nas entradas três portarias.

Além disso, só metade dos estacionamentos estão abertos. São oito setores no total, mas apenas quatro estão abertos. Assim, há uma possibilidade de os setores disponíveis parecerem cheios.

Dentro no estabelecimento, há cada 30 minutos um monitor verifica o controle de tráfego. Dessa forma, caso o limite seja atingido, a cancela é fechada.

Outra medida tomada foi a retida de mesas da praça de alimentação. A princípio elas foram marcadas para que não fossem utilizadas, porém, os clientes ainda insistiam em usá-las. Posteriormente,  elas foram retidas do local.

Já o Shopping Campo Grande disse, em nota, que tem à disposição um sistema de contagem de pessoas, que registra as entradas e saídas em tempo real.

O sistema por meio de câmeras espalhadas em todas as portarias possibilita um número exato de pessoas presente no local.

No Shopping Bosque dos Ipês, conforme informou sua assessoria, o controle é feito com um sistema de acesso ao estacionamento.

Além disso, no fim de semana, aconteceu o Arena Bosque Drive-In, que as famílias assistem uma peça teatral dentro dos carros, motivo que ocupou o estacionamento do local. Do mesmo modo, o sistema monitora o acesso ao evento.

Fiscalização

Segundo informou ao Jornal Midiamax o secretário da (Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Luís Eduardo Costa, a pasta fiscaliza os empreendimentos “esporadicamente” e quando há denúncias.

Porém, tem percebido que os que shoppings têm sido regulares na questão da biossegurança. “Esses locais estão tentando controlar e coexistir nesse tempo de pandemia”, disse ele.

Sobre os relatos, o secretário disse que “parecer [cheio] pode não ser o que realmente é” e que pontualmente possa acontecer um desrespeito, mas é preciso uma conduta pessoal de cada um.