A Ong (Organizações Não-Governamentais) Abrigo dos Bichos Instituto Ambiental Ecosul e o Fórum Nacional de e Defesa Animal, membros do Movimento Nacional Ambientalista e de Defesa dos Direitos Animais, divulgaram nesta segunda-feira (13), uma carta de apoio ao CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) pedindo que tutores se informem mais sobre divulgações prematuras sobre transmissão de () e temem que o pânico gere o abandono desenfreado de animais.

Em nota, os membros relembram que a ignorância de tutores incentivou o abandono, maus-tratos e a entrega de animais ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para sacrifício no período de grande número de casos da Raiva, Leptospirose, Hantavírus e mais recentemente com a Leishmaniose.

“Somente em , assim como em outras cidades atingidas, causou a mortandade atroz e desnecessária de milhares de animais saudáveis, até que a ONG local Abrigo dos Bichos conseguisse pela via judicial reverter o quadro dantesco e redirecionar a política ancorada na lógica da morte para ações humanitárias de bem-estar, controle de zoonoses, educação para a guarda responsável e manejo populacional de cães e gatos”.

No caso do Covid-19, nenhum estudo científico comprovou que pets podem ser disseminadores do vírus e transmissores para humanos. O CFMV alertou ressaltando que não é o momento de tirar conclusões precipitadas. “O órgão combate o alarmismo que pode gerar o abandono de animais e recomenda apenas cuidados extras com a higiene para quem lida com pets”.

O orientação é que em caso de dúvidas, os tutores consultem informações divulgadas por órgãos de medicina veterinária e ONGs mais próximas. “Ajude-nos a socorrer os animais em dificuldade nas ruas os alimentando e dando de beber, respeitadas as regras de segurança pessoal e da quarentena de sua cidade. Eles também foram atingidos inesperada e dramaticamente pela diminuição de suas fontes de subsistência”.