Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Medida precipitada’, avalia prefeitura de Bonito após recomendação do MPMS para novo toque de recolher

Após receber a recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), para retornar com o toque de recolher, a prefeitura de Bonito, a 295 quilômetros de Campo Grande, emitiu comunicado informando que ainda não foi citada e aguarda a decisão do juízo, na medida que considera ‘precipitada’. Em nota, o município relata que […]
Arquivo -

Após receber a recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), para retornar com o toque de recolher, a prefeitura de , a 295 quilômetros de , emitiu comunicado informando que ainda não foi citada e aguarda a decisão do juízo, na medida que considera ‘precipitada’.

Em nota, o município relata que a de acordo com a atualização do boletim epidemiológico da Covid-19, o novo coronavírus, a taxa de contágio está controlada na cidade. São 14 casos ativos e todos em isolamento.

“Reforçamos ainda, que até a presente data não nos foi apresentado nenhum estudo técnico de que a retomada do contribuiu para a proliferação do coronavírus. Até mesmo o caso de contaminação dos Policiais, citado no processo, não foi comprovado como ligado diretamente ao serviço dos mesmos durante os feriados”, informou.

Ainda conforme o comunicado, a prefeitura teria colaborou com a suspensão das atividades turísticas por 100 dias, o que acabou gerando prejuízo para economia local.

“Não tivemos, em momento algum, uma situação que fosse considerada fora do controle da Secretaria Municipal de Saúde. A retomada foi pensada em conjunto com todos os segmentos, o que resultou na elaboração de sete Protocolos de Biossegurança, que são modelos para todo o Brasil.”

No último feriado prolongado, pontos informativos foram instalados em locais turísticos para orientar turísticas e visitantes sobre a doença e as medidas de evitar contaminação. A nota finaliza ressaltando que compartilha da preocupação com a saúde dos moradores locais, mas que tem efetivado as medidas contra a doença.

Segundo a denúncia, devido a omissão da gestão municipal, houve aglomerações com grande número de pessoas nas vias públicas da cidade, especialmente no período noturno, na Avenida Cel. Pilad Rebuá. A maioria sem máscaras, além da realização de “festas clandestinas”, que teve intervenção da Polícia Militar e da Guarda Municipal, resultando na contaminação de metade dos agentes de segurança da cidade.

Segundo a denúncia, Bonito saiu da bandeira laranja (médio grau de risco) para a bandeira vermelha (alto grau de risco), de acordo com a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de ). Com isso, o programa estadual Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), inclusive recomendou o funcionamento apenas dos serviços essenciais e considerados de baixo risco.

O Ministério Público então requer que seja determinado à prefeitura da cidade que implemente, no prazo de 48 horas, a partir do recebimento da , medidas de biossegurança para impedir a proliferação da covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque