Pular para o conteúdo
Cotidiano

Médicos Sem Fronteiras tentam nova proposta para atender indígenas em MS

Para tentar entrar novamente nas aldeias indígenas de Aquidauana, a 140 quilômetros de Campo Grande, a organização MSF (Médicos Sem Fronteira) apresentou outro plano de trabalho para atuação nas comunidades, uma vez que a primeira foi recusada. Na quarta-feira (19), o secretário nacional da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Robson Santos da Silva, barrou […]
Arquivo -

Para tentar entrar novamente nas aldeias indígenas de Aquidauana, a 140 quilômetros de , a organização MSF (Médicos Sem Fronteira) apresentou outro plano de trabalho para atuação nas comunidades, uma vez que a primeira foi recusada.

Na quarta-feira (19), o secretário nacional da (Secretaria Especial de Saúde ), Robson Santos da Silva, barrou a entrada dos profissionais na Terra Indígena Taunay Ipegue. Conforme o chefe da Sesai do polo de Aquidauana, Antonio Mariano, estranhou o posicionamento do secretário nacional. “Ninguém sabe o motivo”, declarou.

cidade já registrou 36 mortes causadas pela Covid-19, sendo que metade dos óbitos são de indígenas das aldeias. São apenas cinco médicos no atendimento, por isso a situação causou revolta nas comunidades e lideranças afirmam que vão permitir a entrada dos profissionais.

Atuação do MSF

A nova proposta prevê a realização de ações coordenadas com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de MS, contemplando visitas a comunidades com profissionais de saúde, com foco na prevenção e detecção de casos suspeitos de COVID-19, encaminhamento dos doentes para tratamento e apoio em saúde mental para comunidades e trabalhadores de saúde locais. Potencialmente, a proposta engloba uma população de cerca de 6 mil pessoas em 11 comunidades indígenas.

Em resposta ao plano de MSF, a SESAI autorizou que MSF trabalhe apenas na Comunidade Aldeinha, no município de , a menos de 5 km de Aquidauana e com uma população estimada em cerca de 500 pessoas. Aldeinha não fazia parte da proposta inicial de MSF.

Na nova proposta, o plano de trabalho foi revisado e Aldeinha foi incluída, além de mais três comunidades, mantendo as sete originais. “No trabalho que realizamos previamente à elaboração do plano, fizemos consultas com diversas autoridades. Detectamos dificuldades de acesso à saúde em diversas comunidades indígenas e recebemos pedidos de ajuda vindos de suas lideranças”, afirma em nota a organização MSF.

Também sem saber o motivo da impedição, o MSF declarou que esta à disposição das autoridades do “para esclarecer quaisquer dúvidas referentes à nossa proposta. Esperamos que as autoridades ouçam os pedidos das comunidades atingidas e autorizem imediatamente o ingresso de nossas equipes nos territórios. Nossa experiência com a doença nos impele a pedir urgência na emissão da autorização e superação de obstáculos administrativos para que mais vidas possam ser salvas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UEMS promove Feira Geek com sessões de RPG, K-Pop e expositores nesta sexta-feira 

Caminhoneiro é preso com 200 kg cocaína que seria levada para Campo Grande

Casal suspeito de matar cacique a facadas se apresenta à polícia de Dourados

Incêndio de grandes proporções em lavoura mobiliza bombeiros de MS e GO

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Ex-secretária de Iguatemi, Ivoni Pelegrinelli representará Sesau durante comitê gestor

Últimas Notícias

Esportes

Itália vence jogo caótico contra Israel, adia drama e mantém sonho de vaga direta na Copa

Drama que tem acompanhado a seleção italiana

Polícia

Agressor é condenado a pagar R$ 5 mil para ex-mulher

Ele terá de pagar o valor a ex, que é assistida pela Defensoria Pública

Economia

Com tensão política, dólar fecha em ligeira alta na contramão do exterior

Após desvalorização de 3,19% em agosto

Polícia

Justiça mantém prisão de jovem que atropelou PM durante abordagem no Tiradentes

O atropelamento ocorreu na tarde desse domingo (7)