Duas aeronaves chegaram, nesta terça-feira (29), para ajudar no combate aos incêndios do de . O e avião Air Tractor foram cedidos pela Polícia Militar de Minas Gerais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cada aeronave tem capacidade para transportar cerca de 2 mil litros de água. Elas irão abastecer no Aeroporto Municipal de , pois precisam de pista de pouso para o fácil abastecimento.

Mais duas aeronaves são enviadas para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal
Aeronaves serão abastecidas no aeroporto do município. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Serão utilizados caminhões-pipas e piscina para o armazenamento de água. Com ajuda do monitoramento de satélite, será jogada a água nos locais de queimada.

Reforço de brigadistas.

De acordo com o analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Alexandre Pereira, ainda nessa semana, o efetivo deve receber mais 41 brigadistas do Prevfogo de vários estados do país, que ajudaram nas regiões de Corumbá, Miranda e Ladário.

“Estamos combatendo um incêndio relativamente grande na Serra do Amolar, outro que se desenvolve no Porto da Manga, tocado pelo vento norte, que também atingiu a BR-262, onde causou o acidente onde dois caminhões por causa da fumaça. Esse fogo continua caminhando em direção a região sul. Equipes estão mobilizadas desde domingo (27), do Corpo de Bombeiros de MS, Paraná e Ibama”, disse.

Ainda conforme o monitoramento, a porcentagem de hectares devastados pelas queimadas continua subindo. Já foram destruídos cerca de 3 milhões de hectares do bioma pantaneiro desde janeiro deste ano.