Os servidores públicos estaduais podem aproveitar o começo do ano para se capacitar. São 145 opções de cursos online, ofertados pela Fundação Escola do Governo de (Escolagov), todos gratuitos e com inscrições abertas.

A Escolagov oferta pelo menos 24 cursos nas áreas de gestão pública, trilogia do programa de gestão por competências, programas contrato de gestão, compras, geral, sistemas e especialidades. Acessando o  Portal do Aluno da Escolagov você pode conferir as descrições e cargas horárias de todos os cursos. Caso se interesse por um curso e deseje realizar a matricula, basta realizar o login no site e enviar a justificativa da adesão.

Além deste catálogo, o serviço público também conta com os cursos de capacitação a distância da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) por meio da Escola Virtual de Governo. Nesse portal é possível encontrar a relação de cursos unificados das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Ao todo, são 121 cursos com as seguintes temáticas: e Controle; Dados, Informação e Conhecimento; Desenvolvimento Gerencial; Educação e Docência; Ética e Cidadania; Gestão de Pessoas; Gestão de Políticas Públicas; Gestão Estratégica; Governança e Gestão de Riscos; Governo Digital e Transparência; Inovação; Logística e Compras Públicas; Orçamento e Finanças; Políticas Públicas Setoriais; Tecnologia da Informação e Transferências Voluntárias.

Em relação a ENAP, as capacitações de várias áreas de conhecimento de instituições públicas e privadas também são abertas para a sociedade. Caso o interessado não possua cadastro, basta fazê-lo para se inscrever no curso escolhido.