Maioria das cidades tem isolamento abaixo de 40% em MS, e ideal é pelo menos 60%

Mato Grosso do Sul registra 131 casos confirmados e 5 mortes pelo novo coronavírus, a Covid-19, mas a população parece não estar alerta com a situação. A observação é do secretário da SES (Secretaria Estadual de Saúde) Geraldo Resende, que informou nesta quinta-feira (16) que o isolamento social nos municípios continua bem abaixo do ideal, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mato Grosso do Sul registra 131 casos confirmados e 5 mortes pelo novo coronavírus, a Covid-19, mas a população parece não estar alerta com a situação. A observação é do secretário da SES (Secretaria Estadual de Saúde) Geraldo Resende, que informou nesta quinta-feira (16) que o isolamento social nos municípios continua bem abaixo do ideal, que é de 60%.

“A maioria dos municípios aparece no mapa em rosa, que é quando o isolamento está baixo dos 40%. Tem município pequeno que está abaixo dos 30% e a gente não consegue entender porque essas pessoas não conseguem fazer um esforço e ficar em casa”, destacou.

Maioria das cidades tem isolamento abaixo de 40% em MS, e ideal é pelo menos 60%

Nesta semana, em novo apelo para a população ficar em casa, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não descartou a possibilidade de adotar o lockdown, o bloqueio total da movimentação, caso a população continue a não respeitar o isolamento social. Azambuja reconhece que esta seria uma medida extrema, mas necessária caso a população não se conscientize sobre o risco de aglomerações durante a pandemia.

“Se nós não tivermos a consciência das pessoas de ficar em casa, evitar sair de casa, nós vamos chegar a esse momento. É uma medida drástica, é radical, alguns países tomaram. Aqui no Brasil, alguns governos estão olhando essa possibilidade”, afirmou Reinaldo Azambuja. “A medida extrema vem se não tiver a consciência da sociedade. Podemos ir sim para uma medida extrema, para decretar isso. Nós todos temos que ser conscientes”, acrescentou.

No país

Atualmente, os estados do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, precisam de redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.

Mato Grosso do Sul já tem mais de 100 casos confirmados, mas o isolamento social não tem acompanhado a evolução da doença no Estado, cuja população se comporta como Tocantins, que tem apenas 28 casos e uma morte confirmada. Até mesmo Rondônia, que tem 69 casos e 2 mortes, tem isolamento social maior que MS.

 

 

Conteúdos relacionados