Abertas desde sexta-feira (27), as lotéricas funcionam com um esquema reforçado de segurança contra o coronavírus em . Com limitação na entrada de pessoas, álcool gel logo na entrada e funcionários dedicados a garantir um espaçamento mínimo de 1,5 metro entre os clientes, as lotéricas até barram a entrada de idosos. 

Na avenida Capital, uma lotérica abriu só nesta segunda (30), mas com segurança reforçada e muita atenção à higienização. Logo na entrada, há um segurança e um funcionário, que dão álcool em gel nas mãos das pessoas que entram. Do lado de dentro, um funcionário organiza o espaçamento de 1,5 metro entre os clientes e, quem não couber, deve aguardar em fila do lado de fora. 

Lotéricas abrem em Campo Grande com álcool na entrada e até segurança para barrar idosos
Andressa explica funcionamento da lotérica. (Foto: de França)

A gerente Andressa Alves, de 30 anos, explica que os caixas também mantém uma distância um dos outros. Assim, há uma intercalação, um caixa aberto e outro não. A lotérica ainda disponibiliza álcool gel nos caixas e barra a entrada dos idosos, que geralmente ficam em estado mais grave em caso de contaminação com  o coronavírus. 

Creuza Veloso, de 76 anos, resolveu buscar o resultado de um jogo e foi barrada logo na entrada. Ela conta que achou correta a atitude de prevenção feita pela lotérica, mas disse que não tem medo do coronavírus. 

Na avenida Coronel Antonino, uma outra lotérica também está aberta e segue as regras de segurança contra o coronavírus. Há o cuidado de disponibilizar álcool em gel para os clientes que entram e organizar o espaçamento da fila. Entretanto, a proprietária do local afirma que ainda não sabe o que fazer com os ‘velhinhos'. Ela conta que os idosos aparecem na lotérica logo cedo e não conseque dispensá-los. 

Lotéricas abrem em Campo Grande com álcool na entrada e até segurança para barrar idosos
Marcia aproveitou a lotérica aberta para pagar contas. (Foto: Leonardo de França)

A auxiliar de cozinha Márcia Cristina, de 49 anos, disse que estava com dificuldades de pagar as contas quando a lotérica estava fechada, mas que concorda com o fechamento dos outros tipos de estabelecimentos comerciais. 

Regras para lotéricas

O horário permitido para funcionamento é das 9h às 17h. As lotéricas só podem abrir com higienização completa do local e, depois, de duas em duas horas nova higienização. Todos os funcionários devem usar máscaras e luvas. O estabelecimento terá a lotação máxima que permita distância de 1,5 metro de um para o outro, incluindo os caixas. Todos os locais devem dispor de álcool gel, senão não podem abrir.