Uma loja de perfumaria, localizada no Shopping , foi autuada por propaganda enganosa, na tarde desta sexta-feira (27), durante operação do (Superintendência para Orientação e Defesa do ). A loja anunciava mais de 500 produtos com 60% de desconto.

De acordo com a fiscalização, ao chegar na loja, não foi encontrada a quantidade suficiente de produtos prometidos com os descontos oferecidos na propaganda. Os funcionários tiveram que repor os 500 produtos que estavam em estoque para as prateleiras e para a visibilidade dos consumidores.

A unidade tem 15 dias para apresentar uma defesa e se adequar as normas. Caso seja condenada, deve ser multada de R$ 5 mil a R$ 50 mil.

Em contato com o Jornal Midiamax, a loja de perfumaria autuada frisou que a notificação foi feita de forma equivocada e que prejudicou as vendas da data anual. Confira a nota completa abaixo:

“Concedido o direito de resposta solicitado pela loja, a mesma informou que o Procon equivocou-se na autuação realizada no dia 27.11.2020, que serviu apenas para atrapalhar as vendas do dia, espantando seus clientes. No mencionado dia, a equipe do Procon não teve o cuidado de fazer a contagem de todos os itens que estavam em promoção, que ultrapassavam o número de 500. Chegaram ao número de 341 após o fiscal literalmente ter-se “cansado de contar”, visto que pequenos itens também deveriam entrar na contagem, como batons, maquiagens, sabonetes etc., pedindo para que a empresa enviasse a listagem dos itens com a defesa para que fosse constatado o número exato de itens. Portanto, a loja, indevidamente autuada, ratifica o seu compromisso com seus consumidores, que são atendidos com excelência há mais de uma década, jamais realizando propaganda enganosa. Também afirma compreender a importância do Procon que, infelizmente, dessa vez, não agiu da forma mais adequada”.

Operação

A operação iniciou na quinta-feira (26), e também fiscalizou os shoppings Norte Sul Plaza, Bosque dos Ipês e o Centro da Capital. São cerca de cinco equipes do Procon-MS atuando na vistoria do período de promoção que antecipa as compras de Natal.

De acordo com o balanço parcial, foram feitas 22 aberturas de reclamações; 63 orientações; e 12 denúncias, sendo uma empresa notificada por propaganda enganosa e outra com falta de preço nos produtos. Os locais notificados pelo órgão têm 15 dias para regularizar e se adequar nas normas vigências do Código do Consumidor.

Ainda durante a fiscalização de hoje, um mercado do município de Selvíria foi autuado pela venda de cerca de mil latinhas de cerveja vencida. A operação continua fiscalizando o varejo, incluindo postos de gasolina., onde 8 bicos de bombas foram reprovados e um posto foi notificado.

O superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, aconselha os consumidores a fotografar o preço, testar eletrodomésticos e ter cuidado com as vendas casadas durante as compras. “No pós-black, ver se o preço voltou ao normal e se realmente teve desconto”, ressalta.

A sede do órgão está fechada hoje para desinfecção, porém, a unidade móvel localizada na Rua Barão do Rio Branca com a 14 de Julho, Centro da cidade, está atendendo normalmente.

Matéria editada para acréscimo de informações no dia 28.11.2020 às 17:09