Lanchonete localizada na Avenida Calógeras foi fechada, na manhã deste sábado (18), por fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) por permitir consumação no local. Decreto da prefeitura de Campo Grande proíbe a prática, permitindo apenas serviço delivery ou que clientes busquem os itens nos locais para consumir em casa.

A fiscalização recebeu denúncia de que havia aglomeração, com a consumação sendo feita no balcão do estabelecimento.

A Guarda Municipal também foi acionada para garantir a ação dos fiscais da Semadur. Então, por descumprir o decreto, o local permanecerá fechado por três dias.

A assessoria da Semadur informou que a fiscalização continua sendo feita em todas as regiões da cidade.

Assim, o decreto inclui entre as atividades autorizadas a funcionar a comercialização de lanches e refeições em restaurantes, bares, buffets e similares na modalidade drive-thru. Desta forma, todo o processamento do pedido é feito com o cliente ainda no carro e o produto é levado para ser consumido em casa. A intenção é evitar aglomerações em atividades comerciais diversas e em locais que naturalmente reúnem diversas pessoas –como bares e similares.

A preocupação do município é evitar aglomerações, bem como preservar empregos no setor de alimentação e de infraestrutura.

As regras em vigor aos finais de semana constam no decreto 14.380/2020, que instituiu de 18 a 31 de julho a restrição de atividades econômicas e sociais para ampliar a prevenção à Covid-19.