Em breve a testagem para o nos exames coletados no sistema Drive Thru de não ficará centralizada apenas no Lacen (Laboratório Central) que fica em Campo Grande. A UFGD (Universidade da Grande Dourados) também poderá fazer o diagnóstico. Instituição aguarda alvará sanitário para iniciar trabalhos nas próximas semanas.

O objetivo é que os resultados já saiam em 24h. Além disso, segundo a médica infectologista do e membro do COE (Comitê Operacional de Emergência), Andyane Tetila, o laboratório da UFGD também vai atender a demanda de testagem da população da Reserva Indígena. “Esse trabalho é de prioridade para o Estado e esperamos que, até a próxima semana, já demos início aos trabalhos”.

Conforme a médica, o LPCS está em fase de adaptação, conforme as exigências da Municipal e Estadual para atendimento clínico, já que o mesmo é um laboratório de pesquisa. “São adequações simples de estrutura e fluxos para biossegurança”, disse.

Segundo a reitora da UFGD, pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio, a instituição está se adequando para atender as demandas que poderão ser geradas a partir dessa parceria.

“A UFGD já está inserida em algumas ações relacionada à pandemia tanto no que se refere  disponibilização de leitos, como também, na produção de alguns insumos como máscaras e álcool e, nos próximos, na análise dos exames”, disse a reitora.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde em Dourados, Emerson Eduardo Correa, todas as coletas feitas pelo sistema ‘Drive Thru' são encaminhadas em até 24 horas para o Lacen (laboratório Central) que funciona em Campo Grande.