Pular para o conteúdo
Cotidiano

Laboratório da UFGD inicia diagnósticos de covid-19 nesta semana

O Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD inicia ainda nesta semana a análise do material coletado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul no serviço de testagem para covid-19 via drive thru, no município de Dourados, após passar por todas as adequações sanitárias necessárias. A princípio, […]
Arquivo -

O Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD inicia ainda nesta semana a análise do material coletado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul no serviço de testagem para covid-19 via drive thru, no município de , após passar por todas as adequações sanitárias necessárias.

A princípio, a equipe do laboratório terá capacidade de executar até 30 testes por dia, mas pode estender esse número para 50, em breve. Composto por duas farmacêuticas bioquímicas, um biomédico e quatro técnicos laboratoriais, o grupo tem realizado treinamentos diários para atuar junto à SES e reduzir o tempo de espera pelo resultado dos exames.

O objetivo é que os laudos estejam disponíveis para os pacientes em até 48 horas após a coleta do material no drive thru, podendo esse prazo ser ampliado para 72 horas, conforme o volume de testes. A equipe também pretende dar suporte à SES na análise de parte dos exames feitos em pacientes indígenas das comunidades de Dourados, atuando enquanto durar o estado de pandemia.

TRABALHO MINUCIOSO

Conforme a farmacêutica bioquímica que coordena o LPCS da UFGD, Herintha Coeto Neintzke Abreu, após ser coletada, a amostra do paciente será enviada à Universidade, onde será recebida por uma primeira equipe, treinada para identificar o material e digitar os dados referentes a ele. Em seguida, a segunda equipe extrairá o ácido ribonucleico (RNA) e um terceiro grupo fará a preparação do mix para RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase).

“Essa equipe vai juntar o RNA ao mix, sendo a amostra colocada em um aparelho, que é o PCR em tempo real, e, por fim, o quarto grupo fará a leitura e a liberação dos laudos”, explica a profissional, que é professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD. Ela diz que o trabalho no laboratório será executado diariamente para que se consiga processar todo o montante de material enviado em tempo hábil.

Iniciada em Dourados no dia 27 de abril, a coleta para ampla testagem por sistema drive thru vem sendo feita às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, no quartel do Militar de Dourados, localizado na avenida Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso. Até o momento, segundo dados da SES, mais de 200 amostras foram extraídas, resultando em 12 diagnósticos positivos para covid-19.

A parceria entre a Secretaria e a Universidade, além de conceder maior celeridade aos resultados dos testes, promoverá o desafogamento do Laboratório Central (LACEN), em Campo Grande, até então responsável pela análise de todas as amostras coletadas nos quatro pontos de drive thru do estado – Dourados, Campo Grande, e Corumbá.

Para a participação na testagem, a UFGD conta com a colaboração do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), que tem cedido roupas privativas, sapatos impermeáveis e profissionais especializados da área da saúde. Os insumos para uso do LPCS, em sua maioria, foram adquiridos pela Universidade, mas também houve montante repassado pelo LACEN e doado por docentes que realizam pesquisas no laboratório.

DISK CORONAVÍRUS DOURADOS

Por meio do Disk Dourados – (67) 3311-6263 – a população pode esclarecer dúvidas sobre o vírus e a doença por ele causada e também agendar a realização dos testes. Somente poderão realizar os exames no sistema drive thru pessoas que dispõem de veículos. Aqueles que não possuem carros e os menores de 12 anos de idade serão agendados e encaminhados para a Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal – UBS Santo André, localizada na rua Mato Grosso, 556, Jardim Água Boa.

A consulta é confirmada por um SMS – mensagem de texto por celular – com a data, o horário e o local de atendimento. No dia do exame, após a confirmação dos dados, é realizada a coleta, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos). Todo o procedimento leva no máximo 20 minutos, ou seja, é rápido, organizado e seguro.

O resultado é encaminhado também por SMS ao paciente, que é acionado pela equipe médica responsável do Disk Coronavírus. Ainda é possível consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde: www.saude.ms.gov.br.

LPCS

Com 300 metros quadrados de área, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) foi inaugurado no início de 2014 para uso do Programa de em Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD. A estrutura foi construída com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mediante termo de cooperação 04.10.0259. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie