Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça nega recurso e lojistas não terão prazo extra para pagarem impostos em Campo Grande

Justiça de Mato Grosso do Sul negou o recurso da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), que queria a prorrogação por 180 dias no prazo do pagamento de impostos estaduais, após o fim da situação de calamidade pública. Associação entrou com a ação devido aos prejuízos que a pandemia do coronavírus deixou ao […]
Arquivo -

Justiça de negou o recurso da ACICG (Associação Comercial e Industrial de ), que queria a prorrogação por 180 dias no prazo do pagamento de impostos estaduais, após o fim da situação de calamidade pública. Associação entrou com a ação devido aos prejuízos que a do coronavírus deixou ao comerciantes.

Em seu voto, o relator Sideni Soncini Pimentel, da 4ª Câmara Cível, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), considera a orientação do STF (Supremo Tribunal Federal) no sentido de não permitir a interferência do Poder Judiciário para estabelecer políticas públicas, considerando o princípio da separação.

“As medidas adotadas afetarão, possivelmente, diversos setores da atividade econômica, ao ponto de inviabilizar o recolhimento dos tributos. Contudo, entendo que compete ao Poder Legislativo ou mesmo ao Poder Executivo, no exercício da elaboração de políticas públicas, conceder moratória ou mesmo outras benesses tributárias”, opina o magistrado.

Além disso, ele pontua que o ato de prolongar o prazo de vencimento poderia trazer prejuízos para os serviços públicos, como o da saúde, que é de extrema importância no momento de pandemia. ”

“Mais ainda, a justificativa invocada pela impetrante/recorrente atinge, indistintamente, todos os contribuintes e não apenas seus associados. De sorte que, pelas mesmas razões, todos os contribuintes fariam jus à benesse, o que redundaria
na completa paralização do serviço público, evento de consequências catastróficas e imprevisíveis”, considera.

Por fim, o magistrado reconheceu o recurso e negou-lhe provimento, nos termos do voto do relator. Vale lembrar que o pedido já havia sido negado em maio, pelo juiz Alessandro Carlos Meliso Rodrigues, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivo e Individuais Homogêneos, que indeferiu o pedido da ACICG porque não está prevista na legislação a concessão de mandado de segurança em casos de compensação tributária.

Em relação ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviço), o magistrado ainda detalha que quando há redução de comercialização dos produtos, há queda também no valor do imposto devido.

No pedido protocolado em 6 de abril, a associação comercial pedia que além do prazo de vencimento dos tributos a vencer em até 180 dias, aqueles já parcelamos também tivessem extensão no prazo.

“A situação de calamidade pública instaurada pela pandemia causada pelo traz o dano grave, de difícil ou impossível reparação no ponto em que nos encontramos na iminência de demissões em massa, com supressão de renda de milhares de trabalhadores e fechamento de empresas, com grande dificuldade ou impossibilidade de restabelecimento”, afirmou a associação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

[ BASTIDORES ] Pensativo sobre mudanças

O número de presos estrangeiros no Brasil seguiu crescendo nos últimos quatro anos

manchas de sangue

Homem é esfaqueado nas costas e tórax em frente a bar por ‘Paraguai’ em Campo Grande

Trator tomba e idoso de 75 anos morre esmagado em propriedade rural de MS

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Incêndio atinge vegetação em empresa de adubos na região do Parque do Sol

Últimas Notícias

Famosos

Preta Gil: família divulga data, horário e local do velório; saiba detalhes

Velório de Preta Gil acontece ainda nesta semana e será aberto ao público; cantora morreu no último domingo (20), aos 50 anos

Cotidiano

Beba água: quarta-feira será de tempo seco e calor de 33°C em MS

Previsão indica predomínio da baixa umidade do ar no Estado

Trânsito

Carro é jogado em canteiro e acerta placa de sinalização após acidente com carreta na BR-163

Motorista estava saindo de um posto de combustível quando ocorreu a batida com a carreta

Trânsito

Carro envolvido em acidente com PMs do Choque estava com placa  adulterada em Campo Grande

Carro foi apreendido e levado para a Defurv