chega a 22 mortes por (Covid-19) na noite deste domingo (07), com a confirmação da primeira vítima em Itaporã, que fica a 18 quilômetros de distância de Dourados – cidade com maior número de casos em MS.

Itaporã confirma primeira morte por coronavírus e MS chega a 22 óbitos
Óbito foi confirmado pela vigilância sanitária do município . (Foto: Reprodução/ Facebook).

Por meio de transmissão online, a prefeitura informou que se trata de uma mulher de 63 anos, que tinha histórico de comorbidades como hipertensão e diabetes. A reportagem do Jornal Midiamax confirmou que o nome da vítima é Maria Santana Aguiar.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da secretaria de Saúde de , Aline Oviedo, a mulher morava com a família em uma propriedade rural e veio para Dourados visitar o genro que está internado com covid e a filha dela que também testou positivo para o vírus, mas que está em quarentena domiciliar.

Ao retornar para Itaporã,  Maria Santana começou a apresentar sintomas da doença, mas acreditava que estava com e não procurou cuidados médicos apesar do quadro ter se agravado muito.

Na manhã de sexta-feira (5) uma ambulância da secretaria de Saúde foi acionada, mas quando os socorristas chegaram no sítio a mulher já estava morta.

Ainda de acordo com Aline, imediatamente foi adotado todo o protocolo para covid 19 e o corpo foi levado para o Hospital Municipal Lourival Nascimento da Silva onde foi feita a coleta de material para exame e hoje o Lacen informou que a mulher estava contaminada pelo coronavírus.

Casos só aumentam

Boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) na manhã deste domingo (7) confirmou um aumento de 5,7% no total de casos de coronavírus em relação ao dia anterior. Agora, há 2.253 infectados em Mato Grosso do Sul, com 121 novos casos. Deste total, 78 são de Dourados –a 233 km de Campo Grande–, novo epicentro da doença no Estado.