Pular para o conteúdo
Cotidiano

Interesse entre jovens para tirar a 1° CNH cai 19% em MS nos últimos 4 anos

Por muitos anos, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi considerada a ‘passagem para a vida adulta’ e independência, porém, nos últimos quatro anos, o interesse para possuir a primeira carteira de habilitação caiu entre os jovens de 18 a 21 anos, conforme o levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Em Mato Grosso do […]
Arquivo -

Por muitos anos, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foi considerada a ‘passagem para a vida adulta’ e independência, porém, nos últimos quatro anos, o interesse para possuir a primeira carteira de habilitação caiu entre os jovens de 18 a 21 anos, conforme o levantamento do (Departamento Nacional de Trânsito). Em Mato Grosso do Sul, a queda chega a 19%.

Conforme o balanço do (Departamento de Trânsito de MS), em 2020, a maior parte da queda foi causada pela de coronavírus. Considerando de março a novembro desde ano e comparado a 2019, a redução é de 25% entre o público mais jovem, passando de 22.093 em 2019 para 16.459. O impacto nesse índice é devido à necessidade a adoção de medidas de biossegurança, como redução no número de alunos no mesmo espaço.

Quando comparado aos últimos quatro anos, a redução é mais significante. De março a novembro, em 2017, 200.310 jovens deram entrada para retirar a CNH em autoescolas do MS; em 2018 caiu para 198.293; no ano passado a redução foi de 192.723; e em 2020 para 162.007.

No mesmo período, em , a sede do departamento registrou 26.399 entradas na primeira habilitação, em 2017; no ano seguinte caiu para 24.495; 2019 para 24.298; e neste ano 20.191.

Aplicativos e burocracia

O empresário e dono de uma autoescola da Capital, William Rodrigues de Souza, de 37 anos, explica que a maior parte das agências registrou queda na procura de jovens pela habilitação. Ele pressupõe que a explicação do desinteresse pode ser gerada pela facilidade na mobilidade urbana e pela burocracia do sistema de alcançar a carteira de motorista.

“Com a chegada do crescimento tecnológico e a facilidade de mobilidade pelos jovens através dos aplicativos, fizeram com que eles deixassem de ter habilitação como necessidade e prioridade em suas vidas, priorizando entre outros setores como roupa ou desejos pessoais, até mesmo a intensificação com relação a tolerância zero em álcool na direção ou nos grandes propulsores da diminuição da demanda de CNH”, explica.

O valor para tirar a primeira habilitação também é outro fator que desestimula muita gente que tem o desejo ou necessidade de ser habilitado.

Para tentar driblar e chamar a atenção do público, ele ressalta aos clientes a importância do item. “Com aquisição da CNH em mãos, se abre um leque de opções para a vida do candidato como uma vaga de emprego concurso público e a independência pessoal sem a necessidade pegar ônibus ou até mesmo aplicativo”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 90% da tilápia de MS indo aos EUA, piscicultura teme impactos da taxação

Mato Grosso do Sul é o 3° estado brasileiro que mais exporta filé de tilápia para os Estados Unidos

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande