Cotidiano

Com 326 vagas, IFMS abre inscrições para cursos gratuitos de idioma na segunda-feira

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu processo seletivo para o curso gratuito de idiomas 2021, nas modalidades de espanhol, inglês e libras. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (28). Ao todo, são oferecidas 326 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas, […]

Karina Campos Publicado em 25/12/2020, às 18h04 - Atualizado às 18h14

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação) - (Imagem: Divulgação)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu processo seletivo para o curso gratuito de idiomas 2021, nas modalidades de espanhol, inglês e libras. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (28).

Ao todo, são oferecidas 326 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas, para turmas em andamento. Os cursos acontecem nas etapas básico e intermediário em seis níveis. Em atendimento ao plano de internacionalização do IFMS, no mínimo 75% das vagas são reservadas a estudantes e servidores do Instituto.

As inscrições seguem até 24 de janeiro e devem ser feitas na página do candidato. Para concorrer, a pessoa deverá possuir Ensino Fundamental I completo (5º ano). Aquele que não tiver acesso à internet poderá solicitar a utilização de computador do Instituto para efetuar a inscrição. Para isso, é necessário fazer o agendamento do dia e horário, enviando e-mail para a Cerel (Central de Relacionamento) do campus, conforme o Anexo I do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Por causa da pandemia do Covid-19, para o atendimento presencial, será obrigatório uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir o distanciamento social.

Os inscritos passarão por uma prova de avaliação de nível, que será online, para verificar as habilidades de comunicação escrita e auditiva e a compreensão visual e gramatical no caso de libras, para comprovação do conhecimento exigido para ingresso no nível desejado. O nivelamento será realizado entre 1 e 5 de fevereiro.

O preenchimento das vagas nas turmas em andamento está condicionado à aprovação na prova de nivelamento e seleção por meio de sorteio eletrônico, marcado para o dia 22 do mesmo mês.

Também por causa da pandemia, as aulas devem ser remotas, com início em 8 de maio. O estudante que não comparecer às duas primeiras aulas, não acessar o ambiente virtual ou não iniciar as atividades remotas conforme orientação enviada pela coordenação, será considerado desistente e o IFMS destinará a vaga ao próximo candidato da lista de espera.

Jornal Midiamax