O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) emitiu aviso de atenção para áreas de , nesta quinta-feira (29). O risco é de temporal, acompanhado por vendaval, descargas elétricas, intensas e queda de granizo. “Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas”, emitiu o CPTEC.

As cidades atingidas serão , Corumbá, Coxim, Chapadão do Sul, Água Clara, Pedro Gomes, , São Gabriel do Oeste, e as regiões no entorno dessas cidades.

Mais cedo, outros institutos meteorológicos, como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) também emitiram alerta para a tempestade desta quinta. O aviso também serve para que a população se mantenha em alerta e tome cuidados.

Cuidados

Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.

Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência.