está com 93% dos leitos de UTI destinados para pacientes com Covid-19 ocupados e 65% dos leitos clínicos para os pacientes preenchidos e apenas 13 pacientes do interior estão internados na Capital.

Com leitos sobrecarregados, o Governo do Estado e Município de já avaliam ampliar a capacidade de leitos na Capital. MS bateu 100 mil infectados pela doença e mais de 1,7 mil mortos.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) explicou ao Midiamax que, do total de pacientes regulados do interior, sete são pacientes que ocupam leitos de UTI e seis estão ocupando os leitos clínicos. Confira:

  • Leitos UTI: 1 paciente de Maracaju, 1 de Gloria de Dourados, 2 de Miranda, 1 de são Gabriel de oeste, 1 de Aquidauana e 1 de Anastácio;
  • Leitos clínicos: 1 de São Gabriel do Oeste, 2 de Terenos, 1 de Dois Irmãos do Buriti e 2 de Miranda.

Novos leitos

A SES divulgou nesta segunda-feira (30), que o secretário da pasta, , deve viajar para Brasília, no , para articular a ampliação de mais 60 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para tratar pacientes com coronavírus.

Conforme Resende, houve uma reunião com o secretário da (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho, na de Campo Grande, para abertura de 10 novos leitos de UTI.

“A abertura de novos leitos na Capital é fundamental para evitar o caos na saúde pública do Estado. Estamos trabalhando para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul possa receber mais 20 leitos de UTIs Covid. Também trabalhamos, junto com o município de Campo Grande, para abrir mais 20 leitos de UTIs Covid no Hospital do Pênfigo, único da rede privada que apontou essa possibilidade, considerando que os demais já trabalham no limite de suas ocupações”, informou.

Caso a abertura dos novos leitos não seja aprovada, a medida alternativa será a realocação de pacientes da Capital para unidades de macrorregião do Estado.

“Estamos em contato permanente com os secretários municipais de Dourados, Ponta Porã, Naviraí, e de todos os demais municípios, onde temos capacidades de leitos instalados. Caso seja necessário, poderemos fazer a realocação destes pacientes para algumas regiões do Estado”, disse.

Nos últimos 15 dias, os boletins epidemiológicos apontam novos 10.761 mil casos confirmados da doença. A taxa de internação também aumentou, sendo que no dia 11 de novembro, 206 leitos estavam ocupados, e hoje, o número dobrou para 450 pessoas internadas.

“Estamos em uma curva ascendente em progressão geométrica. A circulação viral está altíssima no Estado. Por isso, recomendamos que façam uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e mantenham o distanciamento social”, explica a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone”.