Cotidiano

Indígena morre em Aquidauana e é 192º óbito por coronavírus em MS

Uma indígena de 40 anos foi confirmada como sendo a segunda vítima a falecer em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, em Aquidauana. Ela era moradora de uma aldeia na região e é a 192ª morte pela doença em MS. Conforme informações divulgadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento) da cidade, a paciente […]

Mariane Chianezi Publicado em 16/07/2020, às 15h32 - Atualizado às 19h01

Caso ocorreu em aldeia indígena de Dourados (Foto: Marcos Morandi, de Arquivo)
Caso ocorreu em aldeia indígena de Dourados (Foto: Marcos Morandi, de Arquivo) - Caso ocorreu em aldeia indígena de Dourados (Foto: Marcos Morandi, de Arquivo)

Uma indígena de 40 anos foi confirmada como sendo a segunda vítima a falecer em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus, em Aquidauana. Ela era moradora de uma aldeia na região e é a 192ª morte pela doença em MS.

Conforme informações divulgadas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento) da cidade, a paciente deu entrada no Hospital Regional de Aquidauana já em óbito na quarta-feira (14). Uma amostra de sangue foi colhida e enviada ao Lacen (Laboratório Central) e resultado foi confirmado a doença.

Segundo o portal O Pantaneiro, o corpo foi liberado para sepultamento na quarta-feira (15) sem velório, direto do hospital para o cemitério, seguindo o protocolo de ação funerária, para casos suspeitos e positivos do coronavírus.

O Midiamax entrou em contato com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e aguarda retorno sobre a confirmação do caso. A Prefeitura Municipal de Aquidauana confirmou o óbito pela doença.

191 mortes por coronavírus em MS

O boletim epidemiológico da Covid-19 em MS trouxe nesta quinta—feira (16) um incremento de 699 novos diagnósticos da doença, elevando o total de confirmações a 15.330 em Mato Grosso do Sul. O boletim também registra mais 8 óbitos, que levam o total de vítimas da doença em MS a 191, conforme a secretaria.

Os quase 700 novos casos superam o incremento do dia anterior em números absolutos, mas incrementam em 4,8% e caracterizam a curva exponencial no Estado. A média é semelhante à de quarta-feira: são 29,1 casos a cada hora, nas última 24 horas e Campo Grande se mantém como líder na estatística, com 316 casos – 45,2% do total apresentado hoje pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

o boletim traz, ainda, um total de 78,831 notificações de Covid-19, das quais 57.532 foram descartadas e 15.330 confirmadas. O Lacen-MS (Laboratório Central de MS) processa 2.077 amostras biológicas, enquanto 3.892 casos aguardam encerramento nos municípios para integrarem as estatísticas devidamente.

*matéria atualizada às 15h55 para acréscimo de informação

Jornal Midiamax