Destruição e desespero: incêndio devasta sítios e queima mais de 200 hectares em Paranaíba

Um incêndio atingiu cerca de 6 sítios próximos à Estrada Vicinal Belmiro Ferraz, em Paranaíba, a 406 quilômetros de distância de Campo Grande, no sábado (26) e durou quase 24 horas. O fogo assustou moradores, que tiveram que correr para salvar gados e animais. Segundo um dos sitiantes, Sebastião Asilo Gomes, o fogo começou por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um incêndio atingiu cerca de 6 sítios próximos à Estrada Vicinal Belmiro Ferraz, em Paranaíba, a 406 quilômetros de distância de Campo Grande, no sábado (26) e durou quase 24 horas. O fogo assustou moradores, que tiveram que correr para salvar gados e animais.

Segundo um dos sitiantes, Sebastião Asilo Gomes, o fogo começou por volta das 8h, e quando percebeu que se alastrava rápido, ele se apressou para avisar os vizinhos e socorrer gados. Além da sua propriedade, sítios de outros familiares também foram queimados.

“Avisei para passarem o gado para outra região, senão iriam morrer queimados. Foi muito rápido, uma hora estava na pastagem da frente, depois no do meu sobrinho. Só não pegou fogo nas casas porque o Corpo de Bombeiros chegou”, lamenta.

Ainda não foi possível calcular o prejuízo causado pelas chamas, porém, além da vegetação, currais foram destruídos. Um morador está em repouso após inalar fumaça. A suspeita é que o incêndio tenha começado ao lado aterro sanitário da cidade.

“Acredito que alguns animais tenham sido queimados, algumas vacas estavam prenhas e isso prejudica a saúde. Ainda não dá para saber o prejuízo, mas o gado irá ficar sem pastagem para comer. Por isso precisa muito chover”, disse.

De acordo com o sargento da 4º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Sandro Correa Pereira, o fogo foi controlado pelas equipes apenas durante a madrugada de domingo (27). Foram cerca de 200 hectares destruídos.

“ (O combate) foi das 9h às 2h, utilizamos aproximadamente 5 mil litros de água. Não sabemos como começou, mas já foram controlados”, disse.

Conteúdos relacionados