A partir desta segunda-feira (30), decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) para conter a circulação de pessoas como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) terá algumas atenuantes. Nele, igrejas poderão reabrir as portas também prevendo limites para a concentração de fiéis a partir de distanciamento pessoal. No entanto, a Arquidiocese de informou que, sendo ou não o apoio religioso um “serviço essencial” à luz das leis, a ordem para as igrejas católicas é continuarem a não realizar missas com aglomerações.

Nos últimos dias, algumas igrejas católicas têm, inclusive, intensificado o uso de ferramentas online para manter rotinas internas e a presença perante os fiéis, caso da Paróquia Cristo Rei.

Esta, aliás, já antecipou suas transmissões durante a –fará transmissão da missa do Domingo de Ramos (5 de abril) às 7h30, do Terço dos Homens (19h30 do dia 6), da Missa do Lava-Pés (19h30 do dia 9, pedindo aos internautas para repetirem o ato de lavar os pés em casa), Sexta-Feira Santa (10, 15h), Sábado de Aleluia (11, 18h, com montagem de altar com pano branco, Bíblia, santo de devoção e vasilha com água a ser abençoada) e Domingo de Páscoa (12, 7h30, com montagem de altares em casa, e às 16h30, quando haverá a Benção do Santíssimo, com um carro indo às ruas e o padre abençoará as casas, sendo que os moradores não devem sair).

Já os jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora criaram por meio da plataforma Discord (que permite conversas e reuniões em tempo real) suas novenas virtuais, realizadas diariamente às 21h, além de um Terço da Divina Misericórdia.

Igrejas católicas seguem fechadas na pandemia de coronavírus, mas ampliam presença na internet
Santuário São Judas Tadeu também recorreu à internet. (Foto: Marcos Ermínio)

Uma das primeiras a implementar as medidas, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro disponibiliza suas novenas de Quarta-Feira no Facebook e no site do Santuário, com transmissão ao vivo às 16h na rede social –às 7h é transmitida pela TV Imaculada Conceição, que também a veicula às 16h, assim como a Rádio Segredo 106.3 FM. A Missa do Santíssimo, às 19h, e a Dominical (às 10h) também está na rede social.

Na Paróquia São Judas Tadeu, a equipe da Pastoral da Comunicação montou um mini-estúdio de transmissão das celebrações no Centro Catequético. Há lives programadas para as 20h de quarta-feira, sexta-feira e sábado às 19h30 e no Domingo de Ramos, às 8h30.

Outras igrejas, porém, enfrentam pequenos entraves para ampliarem seu alcance virtual. A Paróquia Santa Rita de Cássia, no Universitário, por exemplo, realiza suas transmissões a partir do Facebook –neste domingo (19), a transmissão ocorre a partir das 18h30. Porém, como há internautas que optam por seguir esta rede social, criaram também um canal no Youtube para este fim –contudo, são necessários mil seguidores para habilitar as transmissões ao vivo neste canal.

“Lembramos que será sem a presença de fiéis na igreja, mas nas esperamos todos lá”, informou a assessoria da paróquia.

Confira abaixo uma lista com algumas das paróquias da Capital que tem usado o Facebook para transmitir suas missas (o horário de transmissão é divulgado por cada uma):

Paróquia Santa Rita de Cássia: https://www.facebook.com/paroquiasantarita.cassia/

Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua: https://www.facebook.com/oficialcatedralsantoantonio/

Paróquia Coração Eucarístico de Jesus: https://www.facebook.com/paroquiacoracaoeucaristicodejesusms/

Paróquia Cristo Luz dos Povos: https://www.facebook.com/cristoluzoficial/

Paróquia Cristo Redentor: https://www.facebook.com/cristoredentorcgr/

Paróquia Cristo Rei: https://www.facebook.com/ParoquiaCristoReiCG/

Paróquia Maria Mãe da Igreja, realizou missas aos domingos às 8h: https://www.facebook.com/paroquiamariamaedaigreja/

Paróquia das Moreninhas: https://www.facebook.com/paroquia.morena

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora: https://www.facebook.com/PNSAuxiliadoraCGR/

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: https://www.facebook.com/SagradoCoracaoMS/

Paróquia São Francisco de Assis: https://www.facebook.com/paroquiasaofranciscodeassiscg/

Paróquia São José: https://www.facebook.com/psjcgms/

Paróquia São João Bosco: https://www.facebook.com/paroquiasaojoaoboscoms/

Santuário Nossa Senhora da Abadia: https://www.facebook.com/santuariodaabadiacg/

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: https://www.facebook.com/Santuario.Perpetuo.Socorro.MS/

Santuário São Judas Tadeu: https://www.facebook.com/santuariosaojudastadeu.ms/