Pular para o conteúdo
Cotidiano

IBGE: mulheres dedicam 10h semanais a mais que homens em atividades de casa

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (4) uma pesquisa onde ressalta que a alta em realizar afazeres domésticos é do público feminino, que dedica cerca de 10,4 horas semanais a mais que os homens em atividades e casa. No ano passado, a população a partir dos 14 anos ou mais, […]
Arquivo -

O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (4) uma pesquisa onde ressalta que a alta em realizar afazeres domésticos é do público feminino, que dedica cerca de 10,4 horas semanais a mais que os homens em atividades e casa.

No ano passado, a população a partir dos 14 anos ou mais, dedicava em média cerca de 16,8 horas semanais aos afazeres domésticos ou a cuidados pessoais, sendo destes, 21,4 horas para as mulheres e 11 horas para os homens. Para se ter uma ideia, entre 2016 a 2019, essa diferença de horários aumentou de 9,9 para 10,4 horas por semana.

IBGE: mulheres dedicam 10h semanais a mais que homens em atividades de casaA pesquisa abordou 146,7 milhões de pessoas entre a partir dos 14 anos, sendo então, 92,1% equivalente a mulheres que se dedicavam a casa, para 78,6% do público masculino. O apresentou a maior diferença entre as taxas de realização de afazeres domésticos por sexo , apresentando 21,0 pontos percentuais a mais para as mulheres, e o Sul, a menor para 9,6 pontos a mais para elas.

Além disso, o balanço apontou que realização de afazeres domésticos é mais alta entre homens com formação superior completa, (85,7%, e menor entre aqueles sem instrução ou com o incompleto, 74,1%. Dos 54,1 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade, cuidaram de moradores no domicílio ou de parentes não moradores, com uma taxa de realização de 31,6%, sendo 36,8% para as mulheres e 25,9% para os homens. Os principais destinatários desses cuidados foram crianças de de 0 a 5 anos, 49,2%, e de 6 a 14 anos, 52,0%.

Jovens e adolescente têm a menor contribuição em casa

A taxa de realização de afazeres domésticos também variou conforme os grupos de idade. A participação dos jovens e adolescentes de 14 a 24 anos é a menor, sendo de 76,9%, e a dos adultos de 25 a 49 anos, a maior, 89,2%. Essa tendência se mantém para ambos os sexos: a menor taxa era a dos homens de 14 a 24 anos, 67,8%, e a maior, a das mulheres de 25 a 49 anos 95,5%.

Pequenos reparos é a única atividade que os homens realizam mais que as mulheres

Já nas atividades ligadas à alimentação, limpeza de roupas e sapatos e arrumação do domicílio ainda estavam muito concentradas nas mulheres, enquanto a realização de pequenos reparos no domicílio foi a única atividade em que o percentual de realização dos homens foi de 58,1% foi maior que o das mulheres, 30,6%.

Na própria casa, a atividade com a maior taxa de participação foi preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça, seguida pela limpeza ou arrumação do domicílio e arredores, pelas compras ou pesquisa de preços e pela limpeza ou manutenção de roupas e sapatos. A atividade na qual o percentual era menor foi a realização de pequenos reparos ou manutenção do domicílio, automóvel etc., seguida pelo cuidado de animais domésticos.

Mulheres que trabalham fora de casa também se desdobram em casa

Os dados apontam que as mulheres sem ocupação fora do domicílio dedicaram, em média, 24 horas semanais a esses afazeres, enquanto os homens não ocupados dedicaram a metade desse tempo (12,1 horas semanais). Já as mulheres ocupadas dedicaram em média 8,1 horas a mais aos afazeres ou cuidados em casa que os homens ocupados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)