Pular para o conteúdo
Cotidiano

IBGE: MS mantém 15° posição em ranking nacional de melhor crescimento do PIB em 2018

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (13), a pesquisa avaliadora de moelhores posições e arrecadação nacional do PIB (Produto Interno Bruto. Mato Grosso do sul mantém posição no ranking de participação, representando 1,5$ na economia do Brasil em 2018. De acordo com o levantamento feito em parceria com a Suframa […]
Arquivo -

O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (13), a pesquisa avaliadora de moelhores posições e arrecadação nacional do PIB (Produto Interno Bruto. Mato Grosso do sul mantém posição no ranking de participação, representando 1,5$ na economia do Brasil em 2018.

De acordo com o levantamento feito em parceria com a Suframa (Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de ), o Estado avançou com acúmulo de 78,1% na variação do PIB, e se comparado a 2002, avança para 8° posição entre os estados da federação e o .

o desempenho da economia sul-mato-grossense esteve vinculado ao dinamismo e ampliação da produção agropecuária, além da forte contribuição da retomada de parte dos segmentos de Indústrias de transformação, da recuperação do setor terciário e da geração de energia elétrica.

Já no setor da agropecuária, teve crescimento em volume de 1,7%, em relação ao ano anterior, desempenho favorável com auxilia da produção florestal, e aquicultura, com variação foi de 17,6%. Os destaques foram a produção de madeira da silvicultura do eucalipto direcionado às indústrias de celulose da região de e a atividade da aquicultura, principalmente aquela direcionada às exportações; como a tilápia.

Ainda na Agropecuária, a pós colheita teve variação em volume negativa, apesar da expansão de algumas produções agrícolas; como a cana-de- açúcar. Na pecuária, houve expansão da suinocultura e da avicultura, mas queda na criação de bovinos, o que resultou em queda em volume de 3,1% na atividade.

A indústria teve a maior variação em volume no MS em 2018, entre os três grupos de atividades, e cresceu 5,0% em 2018. A atividade que mais influenciou este desempenho foi Indústrias de transformação, com variação de 2%, com maiores avanços nos segmentos fabricação de produtos alimentícios, principalmente as carnes; indústria de fabricação de celulose; indústria têxteis, de confecções e vestuário; e fabricação de produtos minerais não metálicos.

Já as atividades de Construção e Indústrias extrativas não conseguiram retomar o crescimento e apresentaram queda em volume de 11,2% e 3,7%; respectivamente. Nos serviços, que representou 58,7% da economia local, a variação em volume foi positiva (1,9%) pelo segundo ano consecutivo, após as quedas verificadas em 2015 e 2016.

Ainda mantém a contribuição as atividades de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que cresceu 1,9%; alojamento e alimentação (3,8%); transporte, armazenagem e correio (4,8%); Atividades imobiliárias (2,9%) e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (3,7%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vasco faz jogo pobre e empata com o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

Polícia apreende mais de 150 quilos de droga que seguiam para Naviraí

Inter toma 3 gols, reage, empata com Nacional e é o líder do Grupo F da Libertadores

Papa Francisco inspira atendimento à população de rua em São Paulo

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Trabalhador rural picado por cobra é socorrido pelo grupamento aéreo dos Bombeiros

Últimas Notícias

Brasil

Alcolumbre, Motta e Barroso devem acompanhar Lula no velório do papa

O Palácio do Planalto disse que os três foram convidados e indicaram que iriam aceitar

Polícia

Polícia apreende 11 mil maços de cigarros na BR-267

Equipe encontrou várias caixas de cigarros contrabandeados

Economia

Chile passará a importar carne suína do Paraná

A decisão foi antecipada pelo ministro da Agricultura chileno

Polícia

Foragido por abusar da enteada desde os 12 anos, homem é preso em MS

A prisão foi realizada após troca de informações entre as delegacias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul