Pular para o conteúdo
Cotidiano

IBGE: MS mantém 15° posição em ranking nacional de melhor crescimento do PIB em 2018

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (13), a pesquisa avaliadora de moelhores posições e arrecadação nacional do PIB (Produto Interno Bruto. Mato Grosso do sul mantém posição no ranking de participação, representando 1,5$ na economia do Brasil em 2018. De acordo com o levantamento feito em parceria com a Suframa […]
Arquivo -

O (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (13), a pesquisa avaliadora de moelhores posições e arrecadação nacional do PIB (Produto Interno Bruto. Mato Grosso do sul mantém posição no ranking de participação, representando 1,5$ na economia do Brasil em 2018.

De acordo com o levantamento feito em parceria com a Suframa (Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de ), o Estado avançou com acúmulo de 78,1% na variação do PIB, e se comparado a 2002, avança para 8° posição entre os estados da federação e o .

o desempenho da economia sul-mato-grossense esteve vinculado ao dinamismo e ampliação da produção agropecuária, além da forte contribuição da retomada de parte dos segmentos de Indústrias de transformação, da recuperação do setor terciário e da geração de .

Já no setor da agropecuária, teve crescimento em volume de 1,7%, em relação ao ano anterior, desempenho favorável com auxilia da produção florestal, pesca e aquicultura, com variação foi de 17,6%. Os destaques foram a produção de madeira da silvicultura do eucalipto direcionado às indústrias de celulose da região de e a atividade da aquicultura, principalmente aquela direcionada às exportações; como a tilápia.

Ainda na Agropecuária, a pós colheita teve variação em volume negativa, apesar da expansão de algumas produções agrícolas; como a cana-de- açúcar. Na pecuária, houve expansão da suinocultura e da avicultura, mas queda na criação de bovinos, o que resultou em queda em volume de 3,1% na atividade.

A indústria teve a maior variação em volume no MS em 2018, entre os três grupos de atividades, e cresceu 5,0% em 2018. A atividade que mais influenciou este desempenho foi Indústrias de transformação, com variação de 2%, com maiores avanços nos segmentos fabricação de produtos alimentícios, principalmente as carnes; indústria de fabricação de celulose; indústria têxteis, de confecções e vestuário; e fabricação de produtos minerais não metálicos.

Já as atividades de Construção e Indústrias extrativas não conseguiram retomar o crescimento e apresentaram queda em volume de 11,2% e 3,7%; respectivamente. Nos serviços, que representou 58,7% da economia local, a variação em volume foi positiva (1,9%) pelo segundo ano consecutivo, após as quedas verificadas em 2015 e 2016.

Ainda mantém a contribuição as atividades de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que cresceu 1,9%; alojamento e alimentação (3,8%); transporte, armazenagem e correio (4,8%); Atividades imobiliárias (2,9%) e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (3,7%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Idoso morre após cair da cama e passar por cirurgia em Campo Grande

Ministério anuncia R$ 2 milhões para levar água à indígenas em Dourados

Como usar o ChatGPT e a inteligência artificial para analisar dados e apostar com mais estratégia

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Direita realiza adesivaço pró-Bolsonaro na Afonso Pena com pedidos de Fora Lula e Moraes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Com o empate, o Cruzeiro segue na liderança do Brasileirão com 34 pontos

Polícia

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

Operação aconteceu em Pedro Juan Caballero, próximo a Ponta Porã

Política

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

No pedido, os deputados argumentam que as restrições judiciais aplicadas ao ex-presidente são "severas e desproporcionais"

Esportes

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

O confronto foi marcado por falhas defensivas do time carioca e pelo fim do jejum de gols do atacante Vitor Roque