Pular para o conteúdo
Cotidiano

IBGE: MS mantém 15° posição em ranking nacional de melhor crescimento do PIB em 2018

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (13), a pesquisa avaliadora de moelhores posições e arrecadação nacional do PIB (Produto Interno Bruto. Mato Grosso do sul mantém posição no ranking de participação, representando 1,5$ na economia do Brasil em 2018. De acordo com o levantamento feito em parceria com a Suframa […]
Arquivo -

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (13), a pesquisa avaliadora de moelhores posições e arrecadação nacional do PIB (Produto Interno Bruto. Mato Grosso do sul mantém posição no ranking de participação, representando 1,5$ na economia do Brasil em 2018.

De acordo com o levantamento feito em parceria com a Suframa (Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de ), o Estado avançou com acúmulo de 78,1% na variação do PIB, e se comparado a 2002, avança para 8° posição entre os estados da federação e o .

o desempenho da economia sul-mato-grossense esteve vinculado ao dinamismo e ampliação da produção agropecuária, além da forte contribuição da retomada de parte dos segmentos de Indústrias de transformação, da recuperação do setor terciário e da geração de energia elétrica.

Já no setor da agropecuária, teve crescimento em volume de 1,7%, em relação ao ano anterior, desempenho favorável com auxilia da produção florestal, e aquicultura, com variação foi de 17,6%. Os destaques foram a produção de madeira da silvicultura do eucalipto direcionado às indústrias de celulose da região de e a atividade da aquicultura, principalmente aquela direcionada às exportações; como a tilápia.

Ainda na Agropecuária, a pós colheita teve variação em volume negativa, apesar da expansão de algumas produções agrícolas; como a cana-de- açúcar. Na , houve expansão da suinocultura e da avicultura, mas queda na criação de bovinos, o que resultou em queda em volume de 3,1% na atividade.

A indústria teve a maior variação em volume no MS em 2018, entre os três grupos de atividades, e cresceu 5,0% em 2018. A atividade que mais influenciou este desempenho foi Indústrias de transformação, com variação de 2%, com maiores avanços nos segmentos fabricação de produtos alimentícios, principalmente as carnes; indústria de fabricação de celulose; indústria têxteis, de confecções e vestuário; e fabricação de produtos minerais não metálicos.

Já as atividades de Construção e Indústrias extrativas não conseguiram retomar o crescimento e apresentaram queda em volume de 11,2% e 3,7%; respectivamente. Nos serviços, que representou 58,7% da economia local, a variação em volume foi positiva (1,9%) pelo segundo ano consecutivo, após as quedas verificadas em 2015 e 2016.

Ainda mantém a contribuição as atividades de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que cresceu 1,9%; alojamento e alimentação (3,8%); transporte, armazenagem e correio (4,8%); Atividades imobiliárias (2,9%) e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (3,7%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

trt/ms

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Últimas Notícias

Polícia

Suspeitos de matar adolescente em Campo Grande são presos

Autores atiraram contra policiais e tentaram fugir

Trânsito

Motorista é presa bêbada após acidente grave em Campo Grande

Homem que conduzia motocicleta teve traumatismo cranioencefálico

Esportes

Memphis marca 1º gol da vitória da Holanda sobre a Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Holanda e Finlândia compõem o Grupo H, que conta ainda com Polônia, Lituânia e Malta

Brasil

Barroso: ‘Constituição brasileira permite que tudo possa chegar à Suprema Corte’

Presidente do STF reforçou que numa democracia há espaço para todas ideologias políticas