A PNAD- (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgada nesta terça-feira (1º) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que 19,2% das pessoas que realizaram exame para Covid-19 em Mato Grosso do Sul testaram positivo para a doença.

Conforme o levantamento, em outubro, 332 mil pessoas fizeram algum tipo de teste para saber se estavam ou não com o novo , o que representa 12,1% da população. Destes, 64 mil testaram positivos.

Em relação ao tipo de teste, 157 mil moradores em MS fizeram o teste SWAB e 26,1% receberam o diagnóstico para Covid-19. Já das outras 162 mil pessoas que fizeram o teste rápido 15,6% estavam contaminadas.

Perfil

A pesquisa aponta ainda que quanto maior o nível de escolaridade, maior é o percentual de pessoas que fez algum teste. Em MS, fizeram testes 22,1% de pessoas sem instrução ou fundamental incompleto, 11,6% entre os que têm fundamental completo e médio incompleto. O número sobe para 36,8% às pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto e fica em 29,5% aos que têm superior completo ou pós-graduação.

Conforme o IBGE, 89 mil disseram apresentar algum tipo de sintomas de síndrome gripal, porém apenas 32 mil procuraram atendimento em unidade de saúde.