Depois de uma semana em medida restritiva, que suspendeu a entrada e permanência dos acompanhantes das gestantes, parturientes e puérperas na maternidade, o HU- Hospital (Universitário da Federal da Grande ) voltou a admitir a presença do acompanhante.

A flexibilização da medida foi anunciada nesta semana e garante o direito das mulheres internadas.Entretanto, diante do crescimento do número de casos de coronavírus na cidade, a unidade hospitalar aumentou quantidade de EPIs (equipamentos de proteção individual) aos usuários do serviço e também instalou um sistema de triagem para gestantes e acompanhantes.

Além da liberação de acompanhantes, o Comitê e o Subcomitê de Gerenciamento de Crises disponibilizou uma lista de  orientações para as mães, com perguntas e respostas que podem facilitar durante o sistema de triagem que foi montado para atendimento que podem ser acessadas no portal do .

O HU-UFGD  é hospital de referência e atua acima da capacidade, enfrentando frequentemente a situação de superlotação (mesmo fora do contingenciamento da pandemia), perfazendo um total de atendimento em torno de 350 a 400 procedimentos obstétricos por mês.