Permitir a entrada de pai, mãe ou responsável legal em qualquer horário para estar com o internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é mais uma etapa que o da Universidade Federal da Grande (HU-UFGD) cumpre em consonância com as boas práticas de assistência à saúde e com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).

É a primeira fase da implantação da visita aberta, que teve início na última segunda-feira (20). Para ter acesso às Unidades, a entrada se dá pela sala de visitas no horário das 6h às 21h30, e pela Recepção de Internação, das 21h30 às 6h.

A abertura da visita a outros familiares na UTI Neonatal está em fase de discussão, com o objetivo de permitir a entrada de avós, irmãos e tios dos recém-nascidos internados.

Na UCI, estão mantidos os horários de visita para os demais familiares: das 10h30 às 11h (exceto aos domingos); das 16h às 16h30 e das 20h30 às 21h todos os dias. Durante os horários de visita na UCI, só é permitida a permanência de duas pessoas (o pai ou a mãe e mais um visitante).

Tanto na UCI quanto na UTI Neonatal, a visita poderá ser interrompida a qualquer momento, caso haja necessidade por parte da equipe de assistência.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Em outros ambientes do HU-UFGD, desde 2017, já acontece a visita em horário aberto ou ampliado. Na UTI Adulto, por exemplo, é permitida a entrada e permanência de um familiar sem restrições de horário ou tempo de permanência, além de estar mantido o horário convencional de visitas.

Já na Unidade de Atenção Psicossocial, acontece a visita ampliada, permitindo a entrada de familiares no período das 8h às 18h. Não há limite de tempo de permanência dos visitantes, mas só é permitida a presença simultânea de duas pessoas.