Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hospital do Trauma deve abrir 110 leitos para pacientes com coronavírus em Campo Grande

A Unidade de Urgência e Trauma da Santa Casa de Campo Grande –o Hospital do Trauma– deve abrir 110 novos leitos para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) na Capital. A previsão foi dada nesta quarta-feira (8) em meio a esforços da prefeitura e do Governo do Estado em viabilizar a contratação das vagas junto […]
Arquivo -

A Unidade de Urgência e Trauma da Santa Casa de –o do Trauma– deve abrir 110 novos leitos para pacientes com o novo coronavírus () na Capital. A previsão foi dada nesta quarta-feira (8) em meio a esforços da prefeitura e do Governo do Estado em viabilizar a contratação das junto à Santa Casa.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, tratou da contratualização com o novo presidente do hospital, Heber Xavier. A minuta do aditivo ao contrato do município com o hospital já foi assinada e está sob análise da Procuradoria Geral do Município para publicação e formalização do convênio.

A princípio, a ideia é usar os leitos como “retaguarda” para a Rede Municipal de Saúde, desafogando outras unidades da cidade que são referência para atendimentos dos casos de Covid-19 –o Hospital Regional e o Hospital Universitário.

Dos leitos, 100 são clínicos e 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O reforço chega no momento em que a cidade registrou 48 casos confirmados de coronavírus e 20 em investigação (com 7 internações, 5 delas em UTIs), e se mobiliza para uma alta de casos entre meados de abril e o início de maio.

Até aqui, há 368 leitos contratados por prefeitura e governo –39 clínicos, 81 de UTI e 48 semi-intensivos, na Santa Casa, Hospital do Câncer, Hospital Regional, Hospital do Pênfigo, Clínica Campo Grande, El Kadri e Proncor.

“Acredito que a Unidade do Trauma será estratégica para o atendimento de pacientes com Covid-19 pela estrutura hoje existente e a possibilidade de isolamento da unidade central da Santa Casa, sem prejudicar o atendimento. Além disso, existe ainda a possibilidade de equiparmos os leitos, ampliando assim a capacidade de receber pacientes mais graves”, comentou.

Heber Xavier disse que a Santa Casa está disposta a contribuir e será parceira no enfrentamento do Covid-19. “Estamos vivendo um momento muito delicado na saúde e entendemos que a Santa Casa tem obrigação de colaborar e fazer a sua parte e dar condições e uma assistência adequada a todos”, completou. Construído no prédio projetado para abrigar a maternidade da Santa Casa, a Unidade do Trauma foi inaugurada em 2018, mas aguardou ser aparelhada e ter convênios direcionados para, no ano passado, efetivamente entrar em operação. O foco do anexo do hospital são pacientes politraumatizados, que costumam gerar forte pressão no sistema de saúde pública.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

SC avança em restrições a criação de pit bulls; veja quais são as regras em MS

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Jogando com um Maracanã lotado, foi o Flamengo quem ditou o ritmo desde o apito inicial

Esportes

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Operário ocupa a sétima posição na tabela e tem poucas chances de classificação

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP

Política

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores)