Cotidiano

Hemosul convoca doadores após atingir baixo nível de três tipos sanguíneos

Devido ao frio que atingiu MS na última semana, as doações de sangue caíram e os estoques de três tipagens sanguíneas estão se esgotando no Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul). Por isso, convoca os doadores dos tipos sanguíneos: O+ (positivo) O- (negativo) e A- (negativo). No entanto o Hemosul esclarece que todos os […]

Mariane Chianezi Publicado em 11/07/2020, às 08h23

(Foto: Divulgação/ Hemosul)
(Foto: Divulgação/ Hemosul) - (Foto: Divulgação/ Hemosul)

Devido ao frio que atingiu MS na última semana, as doações de sangue caíram e os estoques de três tipagens sanguíneas estão se esgotando no Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul).

Por isso, convoca os doadores dos tipos sanguíneos: O+ (positivo) O- (negativo) e A- (negativo). No entanto o Hemosul esclarece que todos os doadores, de todas as tipagens são bem-vindos.

Além da demanda espontânea, é possível fazer o agendamento para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. A doação programada é uma forma de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades.

Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Endereços e contatos para agendamento nas unidades do interior estão disponíveis no site.

Para prevenir o contágio da Covid-19, o uso de máscaras passou a ser obrigatório nas unidades de atendimento da Capital e interior do Estado. Além da higiene redobrada em todas as áreas que o doador tem acesso, o Hemosul também passou a medir a temperatura do voluntário, e disponibiliza álcool para higiene das mãos.

Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos.

Hemosul

O Hemosul Coordenador, na avenida Fernando Correa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Devido a pandemia do coronavírus, no interior do Estado, o atendimento passou a ser apenas no período matutino.

Informações como horário de funcionamento e endereço das unidades do interior do Estado, bem como critérios para doar sangue, estão disponíveis no site do Hemosul.

Jornal Midiamax