Pular para o conteúdo
Cotidiano

Há sete anos, manifestação levou 30 mil campo-grandenses às ruas

Há sete anos iniciava o ápice da jornada de protestos pelas ruas do País. O dia 20 de junho de 2013 está na história do Brasil como a data em que cerca de 2 milhões de pessoas saíram às ruas para exigir mudanças. Em Campo Grande, o 1º ato chamado “Vem pra Rua” levou 30 […]
Arquivo -

Há sete anos iniciava o ápice da jornada de protestos pelas ruas do País. O dia 20 de junho de 2013 está na história do Brasil como a data em que cerca de 2 milhões de pessoas saíram às ruas para exigir mudanças. Em , o 1º ato chamado “Vem pra Rua” levou 30 mil para a Afonso Pena em protestos que se repetiram em várias datas até julho.

Temas como aumento da passagem do ônibus, , , verbas para saúde e até gastos da Copa do Mundo foram entoados em meio a coros patrióticos e ao Hino Nacional.

Em algumas cidades houve conflito com a Polícia Militar e atos de vandalismo, já por aqui, alguns mais exaltados, foram à casa de políticos na época para bradar palavras de ordem ou mesmo para exclamar a vontade de que se retirassem de seus cargos.

Outro fato que chamou a atenção foi a maciça participação de jovens. Pessoas com idades entre 20 e 30 anos foram maioria na multidão. Crianças e idosos também participaram dos atos, que em nossa Capital foram pacíficos.

Copa do Mundo

Com o maior evento de futebol marcado para ser realizado no ano seguinte no país, os protestos não deixaram de fora os gastos com a Copa do Mundo, que consumiu R$ 25,5 bilhões de dinheiro público.

Muitos cartazes exibidos pelos manifestantes criticavam o uso dos recursos para o evento, enquanto faltavam verbas para a saúde, educação e segurança, por exemplo.

Conquistas

Em resposta aos manifestantes, o governo brasileiro anunciou uma série de medidas para atender às reivindicações. O Congresso Nacional votou diversas pautas chamadas de “agenda positiva”, entre elas tornar corrupção crime hediondo.

Outro pedido atendido foi o arquivamento da PEC 37, que retiraria o poder de investigação do Ministério Público. Também ficou proibido o voto secreto em votações para cassar mandato de legisladores acusados de irregularidades.

Em várias cidades do país, houve revogação dos aumentos anunciados na tarifa do .

Há sete anos, manifestação levou 30 mil campo-grandenses às ruas
Manifestação de 20 de junho na Esplanada, em (Imagem: Agência Brasil)

Histórico

O início do movimento conhecido como “Manifestações dos 20 centavos” foi em 6 de junho com as ações do Movimento Passe Livre em São Paulo (MPL-SP) contra o aumento da tarifa do transporte público anunciado em R$ 0,20. A jornada de protestos cresceu e se espalhou pelo país após a violenta repressão policial contra os manifestantes na capital paulista no dia 13, tendo seu ápice no dia 20 daquele ano.

Conforme os registros, os quase 2 milhões de brasileiros que saíram às ruas naquela data havia sido, até então, a segunda maior manifestação já vista no Brasil, ficando atrás apenas das “Diretas Já”, em que reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro pedindo eleições presidenciais diretas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Últimas Notícias

Cotidiano

Inmet emite alerta de perigo e chuvas intensas para Capital e 18 municípios de MS 

Comunicado vale da manhã desta sábado (19), até o final do dia

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30

Polícia

Dois corpos são encontrados em área rural paraguaia da região de fronteira com MS

Caso aconteceu na comunidade Sargento Félix, distante 25 quilômetros de Caracol

Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho