Pular para o conteúdo
Cotidiano

Guitarras do século 19 são atração no último dia do Festival Internacional de Violão

Guitarras do século 19 são atração no último dia do Festival Internacional de Violão da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A atração serão os músicos Max Riccio e Marcos Pablo Dalmacio. A transmissão, às 19h, será pelo canal da TV UFMS no YouTube na próxima quinta-feira (19). Para a última noite de […]
Arquivo -

Guitarras do século 19 são atração no último dia do Festival Internacional de Violão da UFMS (Universidade Federal de ). A atração serão os músicos Max Riccio e Marcos Pablo Dalmacio. A transmissão, às 19h, será pelo canal da TV UFMS no YouTube na próxima quinta-feira (19).

Para a última noite de festival, o instrumentista Max Riccio preparou um repertório com obras de Bartolomeo Bortolazzi, um importante músico do século 19 nascido na Itália e naturalizado brasileiro; e obras do compositor pernambucano Quincas Laranjeiras.

Max irá apresentar duas guitarras do século 19: a primeira é a guitarra romântica, que fez parte da primeira metade do século, e a segunda é o violão de tradição espanhola, que faz parte da transição para o século 20.

O músico atua no cenário do violão de concerto, tanto solo como em música de câmara, com o duo The Biedermeiers, o qual tem dois discos gravados. “A gente fez a de lançamento do segundo disco na Itália e ganhamos uma certa notoriedade nessa prática de música antiga, especialmente do século 19, com esse duo, e então eu mantenho o duo e também trabalho como carreira solo”, explica.

A apresentação também terá a presença do multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmácio. Natural da Argentina, ele tem atuado junto a orquestras e quartetos de cordas do Brasil e de seu país natal em música de câmara e concertos para violão e orquestra.

Marcos Pablo é mestre em Música pela Universidade do Estado de (UDESC) na área de Musicologia com a dissertação “A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert”, e possui os títulos de professor de violão, pelo Conservatório Isaías Orbe de Tandil, e professor superior de violão, pelo Conservatório Luis Gianneo de Mar del Plata, ambos da província de Buenos Aires.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. (Informações da assessoria)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes manda Brazão esclarecer violação da regra de prisão domiciliar

Motociclista é arremessado contra para-brisa de carro após colisão em Porto Murtinho

Padrasto suspeito de envenenar jovem em São Bernardo é preso

Artista inglês faz mural em homenagem a Diogo Jota perto do estádio do Liverpool

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Novo lar: após viralizar na internet, cão Silveira é adotado por família

Últimas Notícias

Esportes

Brasil derrota Argentina e segue líder na Liga das Nações Masculina

Seleção volta em quadra na próxima setxa-feira

Cotidiano

Ponto de apoio para pessoas em situação de rua volta ao Parque Ayrton Senna nesta quinta-feira

O objetivo é oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da rede de assistência social

Política

Pessoas com autismo e Alzheimer podem ser rastreadas em MS

Projeto de lei sugere fornecer dispositivo de rastreamento às famílias de pessoas com deficiência

Brasil

Comissão da Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Texto deve ser votado no plenário da Casa, o que deve ocorre em agosto