Guitarras do século 19 são atração no último dia do Festival Internacional de Violão da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul). A atração serão os músicos Max Riccio e Marcos Pablo Dalmacio. A transmissão, às 19h, será pelo canal da TV UFMS no YouTube na próxima quinta-feira (19).

Para a última noite de festival, o instrumentista Max Riccio preparou um repertório com obras de Bartolomeo Bortolazzi, um importante músico do século 19 nascido na e naturalizado brasileiro; e obras do compositor pernambucano Quincas Laranjeiras.

Max irá apresentar duas guitarras do século 19: a primeira é a guitarra romântica, que fez parte da primeira metade do século, e a segunda é o violão de tradição espanhola, que faz parte da transição para o século 20.

O músico atua no cenário do violão de concerto, tanto solo como em música de câmara, com o duo The Biedermeiers, o qual tem dois discos gravados. “A gente fez a turnê de lançamento do segundo disco na Itália e ganhamos uma certa notoriedade nessa prática de música antiga, especialmente do século 19, com esse duo, e então eu mantenho o duo e também trabalho como carreira solo”, explica.

A apresentação também terá a presença do multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmácio. Natural da Argentina, ele tem atuado junto a orquestras e quartetos de cordas do Brasil e de seu país natal em música de câmara e concertos para violão e orquestra.

Marcos Pablo é mestre em Música pela Universidade do Estado de (UDESC) na área de Musicologia com a dissertação “A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert”, e possui os títulos de professor de violão, pelo Conservatório Isaías Orbe de Tandil, e professor superior de violão, pelo Conservatório Luis Gianneo de Mar del Plata, ambos da província de Buenos Aires.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. (Informações da assessoria)