O prefeito de , Jair Scapini, anunciou na manhã desta terça-feira (12) em transmissão ao vivo nas mais 5 casos confirmados da , causada pelo novo coronavírus, e 7 pacientes com diagnóstico em investigação. Com isso, o total de pacientes com a doença vai a 39.

Ainda segundo o prefeito, o desrespeito ao isolamento social é grande na cidade. Na tarde da segunda-feira (12), três pacientes confirmados com a doença foram vistos em uma casa lotérica, quando a regra é isolamento compulsório. A prática de violar essa determinação é crime.

Ainda ontem, o MPMS (Ministério Público Estadual) emitiu nota de esclarecimento na qual destaca a ausÊncia de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tanto em Guia Lopes como em e destacou que o descumprimento do decreto municipal que instituiu o lockdown é crime.

“Ademais, quem descumprir o Decreto Municipal está praticando crime do artigo 268 do Código Penal, cuja pena é detenção de 1 mês a 1 ano. Por fim, pessoas confirmadas e com suspeitas de Coronavírus e que não estão cumprindo as recomendações de isolamento social poderão incorrer no crime do artigo 267 do Código Penal, cuja pena é reclusão de 10 a 15 anos e a prisão pode ocorrer em flagrante delito”.

Na noite da segunda-feira (11), a Prefeitura também divulgou o mapa de bairros com incidência da Covid-MS. Até então com 34 casos, os casos haviam sido registrados nos bairros Caetano (3), Cohab (1), Planalto (11), São Miguel (17) e São Cristóvão (2).

A , vizinha de Guia Lopes, também divulgou na noite da segunda-feira o total de casos até aquele momento: são 14 casos confirmados e 10 em análise, aguardando resultado do Lacen (Laboratório Central), e 16 casos descartados. A distribuição das confirmações nos bairros da cidade são: Vila Camisão (5), Vila Angélica (5), Vila Santa Tereza (1), Oswaldo Monteiro (1) e Vila Carolina (2).