A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) publicou edital nesta segunda-feira (6) com a convocação de guardas municipais para o curso de capacitação para apoio à fiscalização ambiental à repressão aos maus tratos a animais domésticos. O curso será promovido pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

O curso vai capacitar os guardas sobre a guarda responsável de animais domésticos, repressão aos maus-tratos e sobre as legislações. Também irá preparar os agentes para atuar em abordagens de atendimento, na identificação da infração, manejo animal e condução da conduta a ser adotada.

O curso será realizado em três turmas, entre a quarta (8) e a sexta-feira (10), das 7h às 11h e das 13h às 16h50. O curso é obrigatório e o aluno deve participar de todos os trabalhos, sendo que a ausência não justificada é considerada transgressão disciplinar. O número máximo de sessões horas/aula que o aluno pode perder durante o curso não deverá exceder a 10% da carga horária total.

Para participar, o aluno deve ir de uniforme completo de serviço e deve estar barbeado e com os cabelos curtos. O uniforme deve estar bem cuidado, com calçados limpos e, no caso das mulheres, os cabelos devem ser presos com um ‘rabo de cavalo’.