Governo decreta alto risco sanitário em 13 municípios na fronteira de MS

Municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira internacional foram considerados pelo governo estadual com alto risco sanitário devido a febre aftosa, conforme decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (11). O decreto classifica os municípios considerados de risco sanitário e os situados em região de fronteira internacional, pois leva em consideração a necessid…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira internacional foram considerados pelo governo estadual com alto risco sanitário devido a febre aftosa, conforme decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (11).

O decreto classifica os municípios considerados de risco sanitário e os situados em região de fronteira internacional, pois leva em consideração a necessidade de fortalecer a gestão zoossanitária local. 

Com o decreto, é preciso que o Estado promova articulações para contribuir com estruturas de ações de vigilância e fiscalização em fronteiras, em consonância com as diretrizes do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), no Plano Estratégico 2017-2026, atualização 2019, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Os municípios são os seguintes: Antônio João; Aral Moreira; Bela Vista; Caracol; Coronel Sapucaia; Corumbá; Japorã; Ladário; Mundo Novo; Paranhos; Ponta Porã;  Porto Murtinho e Sete Quedas. 

O decreto foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e pelo titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck e entra em vigor a partir de 10 de março.

Conteúdos relacionados

chuva