Na última quarta-feira (16), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira participou de uma reunião com o Secretário de Operações Integradas, do , Jeferson Lisboa, secretário de Segurança Pública, Carlos Renato Paim e o ministro André Mendonça para garantir melhorias para 2021 e resultados obtidos em 2020 na segurança de .

Como um dos principais assuntos tratado em reunião, a Operação Hórus, que é um trabalho integrado do Programa Vigia, que foca no combate e repressão aos crimes transfronteiriços foi muito debatida. Em Mato Grosso do Sul a ação é realizada pelas forças de segurança estaduais. Esta operação é feita em parceria do Governo do Estado, através da Sejusp, com o , via Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em uma tentativa de potencializar a operação, o secretário Antonio Carlos Videira afirmou que este foi o motivo de apresentar ao Ministro André Mendonça tal tema. “São demandas que visam dar vazão às demandas reprimidas em decorrência do aumento das apreensões, principalmente de drogas, em Mato Grosso do Sul”, explica.

Após ouvir as reinvindicações, o Ministério da Justiça anunciou que haverá inclusões de agentes de científica e peritos criminais no quadro de servidores mobilizados da Seopi, para que trabalhem na Operação Hórus. “Essa mobilização irá imprimir celeridade na expedição de laudos periciais e nos exames, principalmente em veículos apreendidos com drogas”, garante Videira.

Mesmo sem falar em números e valores, o secretário diz que pediu mais investimentos para segurança pública do estado. Conforme, Videira, é necessário mais investimento para aquisição de mais viaturas e equipamentos para as forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul.

“Tratamos também dos últimos detalhes para a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle e do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste, que estão sendo instalados aqui em ”, finaliza.