Governo assina termo de cooperação para testes da vacina BCG contra o coronavírus em MS
O Governo assinou o termo de cooperação para os testes da vacina BCG contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. A pesquisa é feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que vai testar a vacina em 2 mil voluntários em Campo Grande. O estudo busca descobrir se a vacina, que é utilizada contra tuberculose, tem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo assinou o termo de cooperação para os testes da vacina BCG contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. A pesquisa é feita pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que vai testar a vacina em 2 mil voluntários em Campo Grande. O estudo busca descobrir se a vacina, que é utilizada contra tuberculose, tem eficácia contra a Covid-19.
O secretário Geraldo Resende comentou sobre a pesquisa durante a live nesta segunda-feira (19). Ao todo, serão realizados testes de quatro vacinas em MS.
“Estivemos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde fazemos parceria com pesquisador Julio Croda e colocamos toda nossa estrutura à disposição. É a terceira pesquisa que celebramos protocolo de cooperação”, disse.
A BCG é umas das principais vacinas utilizadas no mundo e, além de prevenir as formas graves de tuberculose na infância, a vacina também pode gerar resposta imune protetora inespecífica contra outras infecções.
A pesquisa é liderada pela Fiocruz e tem previsão de incluir 2 mil voluntários em Campo Grande e 1 mil no Rio de Janeiro. Na Capital, o estudo é coordenado pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz e da UFMS, Julio Croda e conta com parceria da Cassems e da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
O estudo vai funcionar da seguinte maneira: antes de receber a vacina, os voluntários passam por entrevista e teste sorológico. Os voluntários serão acompanhados por um ano, por meio de ligações por telefone. Caso tenham qualquer sintoma de coronavírus, poderão fazer a coleta do swab nasal. Além disso, retornos trimestrais serão agendados para verificar a presença de possíveis infecções assintomáticas.
Resende ainda comentou sobre o termo de cooperação que será celebrado com o instituto Sanofi no fim do ano. MS ainda participa das pesquisas para a vacina Johnson & Jonhson e Coronavac. “Serão quatro pesquisas clínicas na terceira etapa”, disse o secretário.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Rapaz sofre ameaça ao cobrar mais de um mês de aluguel atrasado no Jardim Centenário
Tanto a vítima quanto o autor foram encaminhados para a Depac Cepol
Zé Rafael frustra planos do Santos ao indicar permanência no Palmeiras
O Fluminense, outro clube interessado no jogador, também viu suas investidas frustradas
Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes
Ministro Dino, do STF, suspendeu pagamento de R$ 4,2 bilhões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.