Pular para o conteúdo
Cotidiano

Golpes na internet: Confira dicas que podem evitar dores de cabeça

A compra em plataformas digitais se tornou uma atitude cada vez mais comum nos consumidores brasileiros. Por outro lado, existe a dor de cabeça com o receio da clonagem com cartões e até propriamente o Whatsapp que serviram para que as pessoas tenham maior atenção na hora de negociar com os vendedores. Por muitas vezes, […]
Arquivo -
(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa)

A compra em plataformas digitais se tornou uma atitude cada vez mais comum nos consumidores brasileiros. Por outro lado, existe a dor de cabeça com o receio da clonagem com cartões e até propriamente o Whatsapp que serviram para que as pessoas tenham maior atenção na hora de negociar com os vendedores.

Por muitas vezes, o Jornal Midiamax publicou matérias indicando a quantidade de pessoas que foram vítimas da clonagem do aplicativo e que perderam dinheiro com algumas mensagens. No mais, os golpes acontecem em suma maioria nas plataformas digitais que servem para compra e venda de produtos.

A OLX, uma das plataformas mais conhecidas da internet, explicou que segue investindo na tecnologia de aprimoramento da relação com seus usuários – seja comprador ou negociador. Além disso, a empresa segue direcionando comunicados informando seus clientes sobre as melhores práticas de negociação na própria plataforma.

“A atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples”, exemplificou à reportagem. Entretanto, a empresa ressalta que não faz intermediação ou participa de qualquer transação.

Dicas para o vendedor

A OLX preza pela confiança de seus anunciantes e por isso, segue à risca certas dicas para que os vendedores sempre tenham uma melhor segurança na hora de vender seus produtos. Por isso, a reportagem separou algumas dicas que podem facilitar a venda e gerar menos preocupação como golpes, clonagens e etc.

A primeira delas é buscar informações com o comprador. Neste momento, é preciso que busque o nome com o sobrenome, lugar onde trabalha, telefone e demais aspectos que possam ter mais informações para identificar a pessoa e ter o maior conhecimento sobre ela.

Transferência? Nadinha. A OLX orienta que não se deposite ou realize transferência de valores antes que receba o produto. As formas de pagamento também são atribuídas nessa lista e é bom ficar esperto com os cheques, transferências bancárias, depósito em caixa bancário e pagamento em dinheiro.

Comprar carro é preciso ter atenção

A maioria das dicas também se adequá aos compradores de carros, onde é muito comum o golpe acontecer pela má prestação do serviço ou até mesmo, do veículo vir com algum defeito, algum documento não estar dentro da lei, entre outros.

A OLX destaca que é preciso desconfiar para saber se o veículo está em perfeito estado e com valores muito abaixo do mercado. Verificar também se todos os acessórios anunciados estão inclusos no carro.

Saber se o veículo está no nome do vendedor também é um método importante para não cair em um possível golpe. Peça ao proprietário dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), que é como se fosse o CPF, RG, Certidão de Nascimento e Óbito do veículo e vem impresso no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), emitido pelo Detran.

Denúncias

As denúncias são pouco vistas ou divulgadas, mas a plataforma segue uma cartilha para ajudar os consumidores por meio de um botão de denúncias nos anúncios que surgem ao longo do que a pessoa procura.

Este botão serve para que o possa denunciar eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. “Nestes casos, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
almir sater e a esposa no pantanal

Três anos após novela, Almir Sater reaparece no Pantanal descalço ao lado da esposa

Para concluir reforma, Cras Vila Gaúcha atenderá no Centro de Convivência do Tijuca II

China afirma ter encontrado urânio em maior profundidade já registrada no mundo

Reino Unido impõe novas sanções contra petróleo da Rússia para enfraquecer esforço de guerra

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

motoboy ifood entregador

Atenção, entregadores: iFood distribui R$ 10 milhões para projetos sociais

Últimas Notícias

Polícia

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Com isso, empresário e outras seis pessoas presas no contexto da Operação Prime serão soltas

Brasil

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, parlamentar também relatou o que espera sobre as tarifas de 50% no Brasil

Polícia

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 15 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Criminosos estavam em um Gol e efetuaram diversos disparos contra dois homens no fim da manhã desta segunda-feira (21)

Política

Deputado de MS quer zerar imposto de arma de fogo para famílias baixa renda

Marcos Pollon (PL-MS) é fundador do ProArmas, um site de venda de cursos e itens ligados às armas de fogo