Galinhas atacam escorpiões, mas podem virar problema para moradores
Com o grande número de casos de escorpiões dentro das casas e quintais, algumas dicas populares acabam se propagando pelas redes sociais, como por exemplo o uso de galinhas para controle dessas infestações. Mesmo sendo predadores naturais desses aracnídeos, essas aves podem gerar novos problemas para quem resolve criá-las em casa. Outros predadores de escorpiões […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o grande número de casos de escorpiões dentro das casas e quintais, algumas dicas populares acabam se propagando pelas redes sociais, como por exemplo o uso de galinhas para controle dessas infestações. Mesmo sendo predadores naturais desses aracnídeos, essas aves podem gerar novos problemas para quem resolve criá-las em casa.
Outros predadores de escorpiões são macacos, quatis, corujas, sapos e até mesmo lagartos. Mas o animal que está se tornando viral em recomendações na internet são as galinhas.
Segundo a pesquisadora de escorpiões do gênero Tityus — que mais causam acidentes — Mila Fernandes, já é possível ver o uso dessas aves nos ambientes urbanos, mas essa prática pode ser prejudicial à saúde do homem. “Deve-se ter cuidado, pois podem trazer riscos de contaminações de algumas doenças”, alerta.
Além do apontamento da pesquisadora, o artigo 70 da Lei Complementar nº 148 de 2009 (município de Campo Grande) proíbe a criação de qualquer animal da espécie galinácea em zona urbana de Campo Grande. Independente da quantidade, pessoas que possuem esse tipo de animal no quintal estão sujeitas à notificação e apreensão dos bichos.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) faz visitas técnicas em locais que foram denunciados e dão orientações aos proprietários da residência. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone (67) 3313 – 5000, de segunda à sexta-feira.
Mas afinal, como lidar com os escorpiões?
A pesquisadora Mila Fernandes ressalta que o método mais eficaz e recomendado para prevenção de escorpiões é a limpeza e manutenção da própria casa. “Para diminuir o risco de acidentes, tanto para animais domésticos e para as pessoas, devem sempre manter os quintais e jardins limpos, sem entulhos ou acúmulos de folhas”, explica.
Para maior segurança de quem realiza a limpeza da casa, Mila recomenda que “sempre usem luvas grossas e sapatos fechados”. Além disso a pesquisadora também relembra medidas já conhecidas pela população, como “manter os ralos vedados, os ambientes domésticos limpos para diminuir a disponibilidade de alimentos e esconderijos para esse aracnídeo”.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
A maior parte dos eleitos é de homens (15), enquanto há duas mulheres no grupo
Homem é preso em flagrante por receptação de peças veicular
O material está avaliado em R$ 150 mil
Empresário diz à CPI ter rebaixado 42 clubes e lucrado R$ 300 milhões com manipulações
Pediu desculpas aos dirigentes da agremiação
Neutro sobre 2ª turno, PSB libera filiados para decidir entre Adriane ou Rose
Carlão falou que os partidários terão liberdade de escolha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.