Depois de serem interditados, no início de maio, por registrarem casos de trabalhadores com coronavírus, os frigoríficos de e já estão funcionando, mas com apenas metade dos funcionários e da produção. Além disso, o trabalhador que não seguir as medidas de segurança pode ser punido.

Conforme o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frios e Carnes e Derivados de , Sérgio Capucci, as unidades realizaram testagem em massa nos funcionários antes de voltarem a operar. “Existe uma equipe para segurança do trabalho, uma de controle de qualidade e, agora, criou-se uma equipe para monitorar as medidas de segurança contra o coronavírus”, informou.

Os funcionários que forem flagrados descumprindo as medidas de segurança podem até sofrer punição, segundo Capucci. Entre as normas contra o coronavírus está o uso de pelos trabalhadores, distanciamento, desinfecção várias vezes ao dia e proteção de acrílico. Além disso, colaboradores que estão no grupo de risco e àquele que podem trabalhar em home office não estão comparecendo às unidades.

Casos

Guia Lopes da Laguna é o segundo município do Estado com maior número de casos registrados da doença, a maioria deles ligados ao , uma vez que a unidade emprega muita gente e boa parte dos moradores têm contato com funcionários.

Em Bonito, segundo a secretária municipal de Saúde, Livia Maria Silva Oliveira, nesta terça-feira (26), foram confirmados 30 casos da doença no município, todos ligados ao frigorífico.