Pular para o conteúdo
Cotidiano

Forças de segurança de MS vão combater interiorização do coronavírus na região sudoeste

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, anunciou nesta segunda-feira (11) que utilizará as forças de segurança para combater a interiorização da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, em cidades na região sudoeste de MS. Segundo Resende, a medida será necessária devido ao alto grau de incidência da Covid-19 em cidades como […]
Arquivo -

O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, anunciou nesta segunda-feira (11) que utilizará as forças de segurança para combater a interiorização da Covid-19, causada pelo novo , em cidades na região sudoeste de MS.

Segundo Resende, a medida será necessária devido ao alto grau de incidência da Covid-19 em cidades como , Jardim e , que na última semana tiveram aumento significativo de confirmações (veja a tabela abaixo). A região, historicamente, enfrenta dificuldade de implantação de serviços de alta complexidade, como UTI (Unidades de Terapia Intensiva).

A SES pontuou que entre as medidas também está a disponibilização, de respiradores pulmonares móveis, a fim de atender a transferência de pacientes em estado grave para a cidade de referência da região – no caso, Campo Grande. A região também terá mais testes rápidos a fim de identificar portadores do vírus.

“Estamos em contato permanente com secretários municipais [da região] para que haja um completo monitoramento dos casos já detectados, que foram positivados nos exames já realizados. Estamos à procura [dos positivos], através do nosso perfil epidemiológico. Estamos buscando fazer a testagem no máximo de pessoas em Guia Lopes e Jardim. Queremos fazer o maior número de testes possíveis”, pontuou o secretário.

Forças de segurança de MS vão combater interiorização do coronavírus na região sudoeste
Fonte: SES | Divulgação

Da última semana para cá, Guia Lopes da Laguna passou a liderar as cidades com maior taxa de incidência da Covid-19. A cidade contabiliza, até a manhã desta segunda-feira (11), 343,6 casos a cada 100 mil habitantes – o cálculo permite a comparação entre municípios de forma realística, e não apenas com base nos números absolutos. Nesta manhã, a cidade conta com mais 8 casos positivos, totalizando 34 casos. A vizinha Jardim tem 8 casos e Bonito 2 confirmações.

“A SES e esses municípios precisam construir unidade para não ter quadro caótico nos próximos dias, pois são regiões em que historicamente há dificuldade de implantar alta complexidade”, comentou Resende.

Bolsão

A região do Bolsão, onde estão cidades como Três Lagoas (68 casos), Brasilândia (12), (12), Bataguassu (2) e (2) também despertam preocupação das autoridades estaduais.

“Ribas do Rio Pardo também teve crescimento expressivo, o que adentra a teia de um setor importante, que é a indústria da celulose. Se ocorre aos moldes de Guia Lopes, onde o setor dos frigoríficos foi afetado, teremos um problema maior, já que a indústria da celulose é um dos pilares da economia da região e do Estado”, destacou o secretário. Segundo ele, a diferença é que na região leste, as cidades de Bataguassu e de Três Lagoas possuem estrutura melhor de alta-complexidade.

Resende também pontuou que na tarde desta segunda-feira irá encaminhar a prefeitos das cidades da região sudoeste kits com EPI (equipamentos de proteção individual) a fim de proporcionar segurança aos profissionais de saúde. “É necessário que os profissionais estejam aparelhados e paramentados para realizarem exames e também nos casos positivos”, concluiu.

Nesta segunda-feira (11), o boletim epidemiológico trouxe mais 23 casos positivos de coronavírus, um incremento de 6,4% nas estatísticas. MS, portanto, já conta com 385 casos positivos. Clique AQUI para conferir o boletim na íntegra.

https://www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul/videos/2611212832531463/?v=2611212832531463&notif_id=1589121021830099&notif_t=live_video_explicit

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Liderança em jogo: Brasileirão tem rodada decisiva neste domingo

associação

TCU multa associação de assentamento em MS 20 anos após irregularidades

tereza cristina carne senado eua missão trump

Senadores de MS chegam em Washington para tentar barrar tarifaço de Trump

mistura

‘Ideal é não fazer misturinha’: morte por intoxicação acende alerta sobre uso de produtos de limpeza

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Fazenda foi alugada para ser o balneário municipal de Paranaíba em 2023, estrutura não funciona. (Reprodução)

Denúncia de vereador leva invertida com decisão do TCE que mandou prefeitura pagar aluguel por balneário municipal

Últimas Notícias

Política

PL quer proibir bloqueio automático de chaves Pix por irregularidade no CPF ou no CNPJ

A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto

Política

Confira como funcionará o recesso na Assembleia Legislativa de MS

Durante a pausa das sessões ordinárias, a Casa de Leis estará fechada para o público

Polícia

‘A liberdade da motocicleta é incrível, mas a vida vale mais’, diz vítima de acidente de trânsito

Neste domingo (27), Dia do Motociclista, conheça três histórias de pessoas que tiveram a vida transformada após acidentes de trânsito

Cotidiano

Tempo seco é gatilho em MS, mas alergias podem surgir a qualquer momento

Para alguns pacientes, a dolorosa corrida contra o tempo, no tratamento de alergia pelo SUS, dura anos