Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Flagras’ se confirmam em números e MS tem o 2º pior isolamento social do país

A ação da Prefeitura de Campo Grande, em um intervalo de 5 horas, flagrou quase 600 pessoas ignorando as recomendações para evitar aglomerações e se manter o distanciamento social na sexta-feira (1º, feriado do Dia do Trabalhador) funcionam como uma perfeita tradução sobre como a população de Mato Grosso do Sul vem tratando a necessidade […]
Arquivo -

A ação da Prefeitura de Campo Grande, em um intervalo de 5 horas, flagrou quase 600 pessoas ignorando as recomendações para evitar aglomerações e se manter o distanciamento social na sexta-feira (1º, feriado do Dia do Trabalhador) funcionam como uma perfeita tradução sobre como a população de Mato Grosso do Sul vem tratando a necessidade de isolamento para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Durante o dia, a taxa de adesão à recomendação foi de 45,8%, a segunda pior do .

No caso específico da Capital, a taxa de isolamento foi um pouco inferior, chegando a 45,5%, ou seja, foi aceito por menos da metade da população. Contudo, em algumas regiões, o percentual ficou abaixo de 30%, casos dos bairros (24,5%, novamente se colocando entre os piores no quesito), Nova Campo Grande (26,5%), Núcleo Industrial (o Indubrasil, 26,7%) e Jardim Imá (29,5%). No Tiradentes, chegou a 30,2%.

A assessoria do Governo do Estado anotou, ainda, que dos três últimos feriados nacionais –Paixão de Cristo, Tiradentes e Dia do Trabalhador–, o 1º de Maio teve a maior movimentação de pessoas nas ruas. O recolhimento social de 45,8% foi equivalente ao registrado durante dias de semana, quando a movimentação é maior por conta dos trabalhadores que seguem para seus empregos.

Ainda em relação aos dois feriados anteriores, a adesão ao recolhimento caiu consideravelmente: foi de 54,9% na Paixão de Cristo e de 56,1% no Dia de Tiradentes.

Os dados são computados nacionalmente pela consultoria In Loco, a partir da captação de movimentos de telefones celulares. Dentro do Estado, a diferença entre o município com maior adesão ao (Vicentina, com 61,4%) e o de menor (, 38%) foi de 23,4%.

Neste sábado, o prefeito Marquinhos Trad (PSD), em live nas redes sociais, chamou a atenção para o fato de que a população tem ignorado os apelos para ficar em casa por não compreender a gravidade e a letalidade do novo coronavírus, colocando-se em risco e levando a doença para o ambiente familiar.

Represa

Apesar da negligência de parte da população, o Estado tem conseguido manter índices baixos de contaminação: boletim da SES divulgado neste sábado apontou 266 casos confirmados (5 a mais que na sexta-feira, 1º) e 9 óbitos. As taxas de ocupação dos mais de 1,1 mil leitos hospitalares também são mínimas: há 17 vagas em hospitais ocupadas, sendo 13 clínicas e 4 de UTIs.

Mesmo com essa suposta folga, o secretário de Estado de Saúde, , reforça a necessidade de se manter o isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus, contra o qual não há vacina ou mesmo um remédio de eficácia cientificamente comprovada. “É a melhor vacina até o presente momento”, disse.

As autoridades locais de Saúde creditam o bom resultado de Mato Grosso do Sul para conter o coronavírus até aqui às medidas de isolamento social adotadas há cerca de um mês, mas advertem que as manifestações da Covid-19 acontecem de duas a três semanas após o contágio –assim, a maior circulação de pessoas agora poderá representar em resultados após a metade do mês. O trabalho tem sido o de preparar a rede de saúde para receber esse aumento sem entrar em colapso, a exemplo do que ocorre em cidades como Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE) e o Rio de Janeiro (RJ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inquérito investiga prefeitura que construía balneário sem licença ambiental

Semana começa com mais de 900 vagas de emprego em Campo Grande

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Ex-namorada de Davi Brito manda recado após anúncio de término: “Caráter”

Notícias mais lidas agora

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Sofrência garantida: chuva dá trégua e público corre para assistir show de Hugo e Guilherme na Expogrande

Com direito a ‘olé’, Palmeiras vence fácil rival Corinthians por 2 a 0

Carreta de eucalipto tomba na MS-134 em Nova Andradina e motorista é socorrido com traumatismo craniano

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Carpinteiro que perdeu sustento da família em incêndio no Caiobá ganha máquina nova

Aldemir Matos de Jesus perdeu máquina roçadeira avaliada em mais de R$ 2,6 mil

Esportes

Operário já tem data para estrear na Série D do Brasileirão

CBF divulgou a tabela detalhada do primeirto turno da competição; Galo enfrenta o Cianorte (PR) no próximo sábado (19)

Trânsito

Passageira filma momento em que casal carro bate em vaca em rodovia de Eldorado

Casal, aparentemente, teve ferimentos leves

Política

Eleição do Conselho Superior da PGE-MS será em 24 de abril; confira candidatos

Posse dos eleitos para o biênio 2025-2027 está marcada para 30 de abril