Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Flagras’ se confirmam em números e MS tem o 2º pior isolamento social do país

A ação da Prefeitura de Campo Grande, em um intervalo de 5 horas, flagrou quase 600 pessoas ignorando as recomendações para evitar aglomerações e se manter o distanciamento social na sexta-feira (1º, feriado do Dia do Trabalhador) funcionam como uma perfeita tradução sobre como a população de Mato Grosso do Sul vem tratando a necessidade […]
Arquivo -

A ação da Prefeitura de , em um intervalo de 5 horas, flagrou quase 600 pessoas ignorando as recomendações para evitar aglomerações e se manter o distanciamento social na sexta-feira (1º, feriado do Dia do Trabalhador) funcionam como uma perfeita tradução sobre como a população de Mato Grosso do Sul vem tratando a necessidade de isolamento para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Durante o dia, a taxa de adesão à recomendação foi de 45,8%, a segunda pior do Brasil.

No caso específico da Capital, a taxa de isolamento foi um pouco inferior, chegando a 45,5%, ou seja, foi aceito por menos da metade da população. Contudo, em algumas regiões, o percentual ficou abaixo de 30%, casos dos bairros (24,5%, novamente se colocando entre os piores no quesito), Nova Campo Grande (26,5%), Núcleo Industrial (o Indubrasil, 26,7%) e Jardim Imá (29,5%). No Tiradentes, chegou a 30,2%.

A assessoria do Governo do Estado anotou, ainda, que dos três últimos feriados nacionais –Paixão de Cristo, Tiradentes e Dia do Trabalhador–, o 1º de Maio teve a maior movimentação de pessoas nas ruas. O recolhimento social de 45,8% foi equivalente ao registrado durante dias de semana, quando a movimentação é maior por conta dos trabalhadores que seguem para seus empregos.

Ainda em relação aos dois feriados anteriores, a adesão ao recolhimento caiu consideravelmente: foi de 54,9% na Paixão de Cristo e de 56,1% no Dia de Tiradentes.

Os dados são computados nacionalmente pela consultoria In Loco, a partir da captação de movimentos de telefones celulares. Dentro do Estado, a diferença entre o município com maior adesão ao isolamento social (, com 61,4%) e o de menor (Tacuru, 38%) foi de 23,4%.

Neste sábado, o prefeito Marquinhos Trad (PSD), em live nas redes sociais, chamou a atenção para o fato de que a população tem ignorado os apelos para ficar em casa por não compreender a gravidade e a letalidade do novo coronavírus, colocando-se em risco e levando a doença para o ambiente familiar.

Represa

Apesar da negligência de parte da população, o Estado tem conseguido manter índices baixos de contaminação: boletim da SES divulgado neste sábado apontou 266 casos confirmados (5 a mais que na sexta-feira, 1º) e 9 óbitos. As taxas de ocupação dos mais de 1,1 mil leitos hospitalares também são mínimas: há 17 vagas em hospitais ocupadas, sendo 13 clínicas e 4 de UTIs.

Mesmo com essa suposta folga, o secretário de Estado de Saúde, , reforça a necessidade de se manter o isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus, contra o qual não há vacina ou mesmo um remédio de eficácia cientificamente comprovada. “É a melhor vacina até o presente momento”, disse.

As autoridades locais de Saúde creditam o bom resultado de Mato Grosso do Sul para conter o coronavírus até aqui às medidas de isolamento social adotadas há cerca de um mês, mas advertem que as manifestações da Covid-19 acontecem de duas a três semanas após o contágio –assim, a maior circulação de pessoas agora poderá representar em resultados após a metade do mês. O trabalho tem sido o de preparar a rede de saúde para receber esse aumento sem entrar em colapso, a exemplo do que ocorre em cidades como Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE) e o (RJ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sessões de julgamento virtual do 2º Grau passam a seguir novas regras

Minerais críticos e terras raras podem entrar em negociações com EUA

‘Perseguição’, classifica partido de Bolsonaro sobre decretação de prisão domiciliar pelo STF

Pacientes reclamam de superlotação e longas horas de espera no CRS do Coophavila II 

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Artista plástica de MS leva exposição inédita inspirada no Pantanal a Santa Catarina

Últimas Notícias

Esportes

Hugo Calderano comemora título em Foz do Iguaçu, o 4º da temporada

Calderano avançou a cinco finais e ganhou quatro delas

Polícia

PRF apreende caminhão com 33 cavalos sob maus tratos em MS

Não apresentou nenhum documento necessário para o transporte de animais

Brasil

Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer

A prisão domiciliar foi decretada por tempo indeterminado

Polícia

VÍDEO: Paciente em surto entra em luta corporal com GCMs em UPA do Nova Bahia

As agressões ocorreram na madrugada desse domingo (3)