A Agepen (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) intensificou as fiscalizações de transportes público nas estradas de MS. De 11 a 16 de maio, as operações ocorreram nas regiões de Sidrolândia, Terenos, Dourados e Três Lagoas, em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e BPMr (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), com abordagem de 84 veículos particulares, ônibus, micro-ônibus e táxis.

Nas fiscalizações, foram feitas advertência e orientação aos transportadores para o cumprimento das recomendações de adoção de medidas preventivas de saúde. Houve também autuação a transportadores não autorizados ou sem emissão de licença.

No início de maio, a Agência expediu Ofício com instruções que devem ser seguidas no serviço de transporte de passageiros enquanto durar o estado de pública ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas é limitar o número de pessoas em cada viagem à metade da capacidade, para assegurar o distanciamento dentro do veículo.

Em algumas abordagens, porém, a constatou lotação acima do recomendado. Um micro-ônibus autorizado para linha complementar na região de Maracaju levava 13 passageiros. A mesma infração foi constatada em dois micro-ônibus, de linhas de Aquidauana e de Anastácio, abordados na BR-262, em Terenos. Um dos veículos transportava 10 pessoas, e o outro, nove.

Outro local onde o problema se repetiu foi na MS-158, em Itaporã, onde vans vindas de Dourados também excederam a capacidade permitida para esse período, levando 14 passageiros e 19 passageiros em uma viagem. E infração idêntica foi, ainda, flagrada na MS-162, em Dourados (de um operador autônomo do Distrito de Itamarati, com 16 passageiros).

A todos foi dada advertência e reforçada a instrução de apenas disponibilizar o equivalente à metade dos assentos. O descumprimento poderá acarretar autuação e multa.

Além do excesso de passageiros, o transportador de Itamarati foi autuado por não emitir os devidos bilhetes de viagem. Na mesma região, um micro-ônibus da empresa Van Bela transportava cinco passageiros de forma não autorizada e foi autuado. O cadastro da empresa junto à está vencido desde junho de 2019.

Em operação na BR-158, região de Brasilândia, dois ônibus foram advertidos e um autuado por não portarem as respectivas de Licenças de Fretamento Contínuo. O documento é obrigatório, e os transportadores devidamente cadastrados devem fazer sua emissão on-line no sistema disponível no site da Agepan, que está funcionando normalmente.