Fiscalização realizada pela prefeitura no comércio de , para verificar se os lojistas estão seguindo os decretos de restrições de aglomeração por conta da pandemia do novo (), atingiu 487 estabelecimentos das 7 regiões urbanas na quinta-feira (9), véspera da Sexta-Feira Santa. Os trabalhos devem continuar ao longo do fim de semana, segundo antecipou o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Na véspera do feriadão da Semana Santa, os trabalhos foram centralizados nos locais que vendem produtos relacionados à Páscoa –ovos de chocolate e peixes, por exemplo.

Salões de beleza, centros de estética, Camelódromo e a Feira Central, que apresentaram planos de biossegurança a fim de evitar ações que possam favorecer a disseminação do coronavírus, também foram fiscalizados. Nos trabalhos, estabelecimentos comerciais podem ser autuados, multados e serem alvos de processos administrativos que podem levar à cassação do alvará, caso desobedeçam orientações dos decretos –que incluem restrição no número de pessoas dentro das lojas e oferecimento de produtos de higienização, como álcool em gel, para os clientes, entre outros.

“Nossa intenção não é multar. Precisamos fazer cumprir a lei, realizando esse trabalho de fiscalização e orientação. Para que as medidas estabelecidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus sejam cumpridas”, disse Marquinhos na tarde de quinta-feira, durante live transmitida em redes sociais.

O secretário municipal de e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, reforçou pedidos de atenção aos empresários e à população em geral. “Pedimos a todos que se cuidem, mantenham o distanciamento, reforcem os cuidados com a higienização e se for necessário ir ao mercado que apenas um membro da família o faça. Precisamos cuidar da nossa saúde e da saúde da nossa família”, destacou ele.