Para participar das Eleições 2020, que acontecem no dia 4 de outubro e irão decidir novos prefeitos e vereadores para os municípios, o cidadão precisa ter o título de eleitor regularizado. O prazo final para regularizar as pendências e realizar a emissão do documento é até 6 de maio, segundo o calendário da .

Eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência às urnas por três eleições seguidas e os jovens que devem votar pela primeira vez, devem procurar os atendimentos do Tribunal Regional Eleitoral de . Por meio do portal do órgão, é possível realizar o requerimento da primeira via do título, mudança de município, atualizar dados e até mesmo alterar local de votação.

O atendimento é realizado online, com a necessidade de scanear os documentos exigidos para a emissão da primeira via do título de eleitor. Para fazer o pedido do título será necessário enviar fotos individuais dos seguintes documentos: documento oficial de identidade com foto (frente e verso), comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito), comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino.

Já o cidadão que possui alguma pendência deve se atentar para que o título de eleitor não seja cancelado, impossibilitando que exerça diversas ações de cidadania, com por exemplo participar das eleições. A população pode verificar que possui algum débito com a Justiça Federal no portal online do .

Os débitos podem ser normalizados com boletos gerados pelo site e pagos em qualquer agência do Banco do Brasil. Caso seja necessário, o cidadão pode procurar um cartório eleitoral para resolver as pendências.

Para acessar o site e realizar o atendimento online, clique aqui.