Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ficou sem luz? Saiba quando e qual o prazo para Energisa dar desconto obrigatório na fatura

A reclamação por interrupção na energia elétrica tem sido uma reclamação recorrente nos últimos dias, por conta dos temporais que atingiram Campo Grande. Saiba quando se tem direito e qual o prazo máximo para a concessionária aplicar desconto na fatura. Todas as distribuidoras de energia elétrica do Brasil possuem limites máximos de tempo e quantidade […]
Arquivo -

A reclamação por interrupção na energia elétrica tem sido uma reclamação recorrente nos últimos dias, por conta dos temporais que atingiram . Saiba quando se tem direito e qual o prazo máximo para a concessionária aplicar desconto na fatura.

Todas as distribuidoras de energia elétrica do Brasil possuem limites máximos de tempo e quantidade de vezes que cada cliente pode ficar sem energia. Quando esse limite não é atendido, as empresas são obrigadas a compensar o consumidor por crédito na fatura. Esse crédito é calculado com base no consumo de energia daquele cliente específico e do valor da tarifa.

Conforme o regulamento e regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o cliente que ficar mais de quatro horas sem luz, pode acionar a distribuidora formalizando uma reclamação.

A compensação na fatura deve ser feita em 60 dias após a formalização do dano, quando a interrupção da energia é superior ao limite estabelecido pela norma.

Tive um aparelho danificado pela queda de luz, o que faço?

Segundo a , concessionária de municípios de Mato Grosso do Sul, a avaliação para casos de danos em eletrodomésticos e outros produtos é realizada de acordo com as regras estabelecidas pela Elétrica (Aneel) e aplicadas em todas as concessionárias de energia do país. Segundo as regras, no Estado, o cliente deve entrar em contato por meio do Call Center (0800 722 7272) em até 90 dias após a ocorrência.

“É importante que o cliente tenha em mãos a data e horário do ocorrido, unidade consumidora, marca e modelo do aparelho e relate os problemas apresentados. Nem sempre a causa do dano tem a ver com a rede de energia, pois o raio também pode entrar na residência por meio de antenas e rede de telefonia. Por isso, é importante realizar manutenção periódica nas instalações elétricas internas da residência e possuir sistema de aterramento”, informou a empresa.

Quando não há ressarcimento de danos elétricos?

O consumidor perde o direito quando não há registro de ocorrência no sistema elétrico da unidade consumidora, na data e horário aproximados aos informados pelo cliente no ato da abertura da reclamação do dano elétrico.

Também não haverá ressarcimento quando o equipamento for consertado sem autorização prévia da distribuidora ou, ainda, quando o cliente for atendido por uma rede com tensão maior que 2,3 KV. Além disso, não haverá ressarcimento quando a avaliação técnica concluir que o dano não foi oriundo da rede elétrica.

A orientação da concessionária é que para evitar queima de aparelhos, o cliente mantenha as instalações elétricas da residência em dia. Outra maneira eficaz de evitar os danos é retirar os aparelhos da tomada.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

UFMS abre 140 vagas para curso gratuito de francês

Baiano com paralisia cerebral lança livro aos 25 anos

Inscrições para a PND são prorrogadas e interessados terão até quarta-feira para garantir participação

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Criança de 2 anos morre ao cair de bicicleta elétrica com a mãe em Guia Lopes da Laguna

Últimas Notícias

Trânsito

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

Vítima foi atropelada na ciclofaixa nesta sexta-feira (25), pouco mais de duas semanas após completar 77 anos

Cotidiano

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Passeio acontece de manhã e de tarde e é aberto para o público em geral

Conteúdo de Marca

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Em um mundo cada vez mais digital e muitas vezes indiferente, histórias como a do Bispo Bruno Leonardo surgem como um sopro de esperança.

Brasil

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Mais de 600 pessoas estão sendo acompanhadas no estado para conter avanço da doença