Em 2020 a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS) chega à 10ª edição, com 200 trabalhos finalistas e palestras, rodas de conversa e minicursos on-line. A programação também contempla a Feira de Tecnologias, Engenharias, Ciências e Criatividade de Mato Grosso do Sul (Fetecc MS Jr.), que está na 9ª edição, com 19 trabalhos finalistas. Os eventos serão realizados junto ao Integra , de 5 a 9 de outubro, pela plataforma Zoom meeting.

Fernando Pereira, coordenador do Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências (Gatec), que organiza a feira em parceria com a UFMS, informou que as atividades programadas podem ser acessadas no novo site do evento: www.fetecms.com. “As palestras serão abertas à comunidade e transmitidas no formato live, as rodas de conversa terão limite de 100 pessoas e os workshops serão exclusivos para os alunos que se inscreveram na modalidade 3, ou seja, para aqueles que ainda não iniciaram o projeto, mas inscreveram suas ideias para pesquisas. A programação está direcionada a professores e a estudantes porque as atividades foram pensadas para esses diferentes públicos, mas vale ressaltar que professores podem participar das atividades dos estudantes e vice-versa”, disse.

Entre os assuntos que serão abordados nas palestras e conversas estão os desafios atuais da educação brasileira; o Movimento Empresa Júnior; educação emocional; as mulheres LBT nas ciências e o movimento das feiras científicas no Brasil.

Finalistas

Os projetos selecionados para a Fetec MS e Fetecc MS Jr., de autoria dos estudantes das redes pública e particular de Ensino Fundamental e Médio, incluindo EJA e Ensino Técnico, foram distribuídos conforme as áreas de conhecimento. Ao todo são 25 projetos de Ciências Biológicas; 26 de Ciências da Saúde; 32 de Ciências Exatas e da Terra; 50 de Ciências Humanas; 28 de Ciências Sociais e Aplicadas; 17 de Ciências Agrárias; 27 de Engenharias; e 14 de Linguística, Letras e Artes.

Segundo o professor Fernando, todos os interessados poderão conferir os vídeos de apresentação, o banner digital e resumos dos projetos finalistas em uma plataforma chamada FETEC Play, que estará disponível a partir de 2 de outubro. A divulgação será no site da Fetec MS.

Os projetos serão premiados com medalhas e troféus e credenciais para feiras científicas nacionais e internacionais como Febrace, Mostratec, Ciência Jovem, entre outras. Haverá também premiações especiais, concedidas por parceiros como a Fundação Estudar, Centro Gênesis de Educação Ambiental, Olimpíada Brasileira de Saúde e , Mega Stands, Wifa Internacional, Programa de Pós em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), entre outros. Mais informações sobre a Fetec MS e Fetecc MS jr. poderão ser obtidas no site www.fetecms.com. (Informações da assessoria)