A Ambiental de , realizou uma em um propriedade rural, depois de descobrir um ilegal através de imagens de satélite. O proprietário, foi autuado em R$ 21 mil por desmatamento em áreas protegidas, neste sábado(26).

A vistoria ocorreu na sexta (25) e no sábado o proprietário foi identificado e autuado por ter realizado o desmate de 2,30 hectares, sendo 2 hectares em vegetação nativa do bioma de Mata Atlântica e 0,30 hectare, em área de reserva legal, ambas protegidas por lei, segundo o site Nova News.

A limpeza da área, sem autorização ambiental, ocorreu há algum tempo e foi necessário a utilização de sobreposição de imagem de satélites temporais para conseguir comparar e definir a área desmatada. A aferição foi feita com uso de GPS.

No local onde estava a vegetação, a terra já estava gradeada para o plantio de lavoura. Parte da madeira produto do desmate, já havia sido explorada e não se encontrava mais no local. Outra parte se encontrava caída à margem de um capão e em pequenas leiras. As atividades foram interditadas na área irregular.

O infrator (78), residente em Andirá (PR), foi autuado administrativamente e multado em R$ 21.000,00. O proprietário também responderá por . A pena é de um a três anos de detenção, agravada por ser área protegida. Ele foi notificado a apresentar Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental, em prazo de 30 dias.