Familiares de detentos do sistema prisional de , reclamam da falta de contato com presidiários nos últimos dias. A reclamação enviada nesta quinta-feira (25) relata que os encontros onlines agendados estão sendo cancelados.

A irmã de um presidiário, que preferiu não se identificar, conta que está sem falar com o irmão e não tem notícias de como está há cerca de dois meses. Ainda segundo ela, outras mulheres, que organizaram um grupo de WhastApp, também lamentam a falta de comunicação com os internos. Ressaltam que se preocupam com o atual cenário de saúde ou perigo de transmissão de coronavírus.

“Já era difícil sem a pandemia, mas agora está um descaso absoluto. Têm mães e esposas com , sem notícias; correspondência é uma vez por mês e olha lá. O marido da minha vizinha foi transferido antes da pandemia, a visita por vídeo já foi transferida 3 vezes. Desde a transferência, ela não consegue visita. No meu caso, a videochamada não foi liberada”, disse.

A assessoria de comunicação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), informou que nesta quarta-feira (24) uma videochamada precisou ser cancelada na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira, pois uma audiência da Justiça Federal foi solicitada; o sistema virtual havia sido direcionado para a demanda o dia todo. Sobre a reclamação de demora no agendamento, a agência explicou que as visitas são atendidas conforme a ordem em que os internos fazem os pedidos.

“Agepen está buscando ampliar as possibilidades desse sistema, que ainda é considerado uma novidade nas prisões de todo o Brasil, entre elas está a doação de computadores que vai receber do Instituto Ação pela Paz para serem utilizados na visita virtual. As visitas virtuais estão ocorrendo normalmente, conforme a ordem de solicitação, e que as dificuldades ocorridos até o momento foram por conta de problemas na dos familiares. A unidade prisional tem situações que podem atrapalhar também como a necessidade de realizar vistorias na celas, alguma alteração na disciplina, etc, mas todas as visitas agendadas serão realizadas, mesmo que precisem ser remarcadas”, disse a assessoria.

* Matéria atualizada às 9h50 do dia 26 de junho para correção de informação.